MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de junho de 2013

China aprova importação de soja transgênica desenvolvida no Brasil


Governo chinês liberou a importação de três novas variedades do grão.
Anúncio foi feito pelo Ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

Do Globo Rural

As novas variedades transgênicas de soja aprovadas pela China são: Intacta RR2 Pro, CV127 e Liberty Link.
Elas foram desenvolvidas no Brasil com o objetivo de impedir a infestação de lagartas que causam danos às lavouras do grão.
Segundo o Ministério da Agricultura, as variedades já têm autorização da CTNBio, Comissão Técnica Nacional de Biosegurança, para serem plantadas no Brasil, mas as empresas que detêm a tecnologia estavam esperando autorização da China. O país é o principal comprador da nossa soja e só nos primeiros quatro meses deste ano, importou 70% da produção nacional.
"Este momento é bastante oportuno porque estamos vivendo um problema sério, que é a resistência da lagarta. Isso vai contribuir para que a produção aumente mais por hectare e o produtor use menos agrotóxico", diz Néri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Em Mato Grosso, a Aprosoja, associação que representa os produtores, comemorou a decisão chinesa.
A aprovação era aguardada com ansiedade pelos agricultores. Com o sinal verde do mercado chinês, os produtores ganham novas ferramentas para buscar melhores desempenhos no campo.
A liberação acontece no momento em que os agricultores de Mato Grosso já definiram boa parte das estratégias para a safra 2013/2014. Praticamente 80% das sementes que vão ser plantadas já foram compradas, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, mas os 20% restantes representam um mercado expressivo, algo em torno de 1,9 milhão de sacas de sementes, que ainda precisam ser adquiridas pelos produtores.
A empresa Bayer, que produz a variedade liberty link, recebeu a notícia com satisfação, mas informou que ainda não tem sementes disponíveis para os produtores. A Monsanto e a Basf, que produzem as outras duas variedades de soja transgênica liberadas disseram que só vão se manifestar sobre o assunto depois que forem informadas oficialmente pelo governo chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário