MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Casais com 'ritmos' diferentes tentam se acertar em viagens a dois


Quando um gosta de planejar tudo e o outro não, conflito pode surgir.
Preferências por destinos diferentes também precisam ser negociadas.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Os namorados Artur Gomide e Juliana Castriota em viagem à Disney (Foto: Arquivo pessoal/Juliana Castriota)Os namorados Artur Gomide e Juliana Castriota em viagem à Disney; atrás dela, uma placa diz 'Vou precisar de férias dessas férias' (Foto: Arquivo pessoal/Juliana Castriota)
O casal Gisele e Helton Tavares combina em muitas coisas, mas não na preferência de destino para viajar.
Ela adora praia, enquanto ele odeia a mistura de sol, areia e água salgada – tanto que morou em uma cidade do litoral por quase um ano e jura que nunca pisou na areia.
Rafaela Cattai e Bruno Peixoto em viagem a Paris (Foto: Arquivo pessoal/Bruno Peixoto)Rafaela Cattai e Bruno Peixoto em Paris
(Foto: Arquivo pessoal/Bruno Peixoto)
O que ele curte é ir para a montanha e para o campo, de preferência no inverno. O problema é que ela foge do frio sempre que pode. “É o principal ponto de divergência entre a gente”, diz Gisele, que é publicitária e tem 33 anos.
A solução tem sido fazer um revezamento. “Normalmente, cada vez que a gente sai para viajar um dos dois escolhe o destino”, diz o técnico de telecomunicações Helton, de 30 anos.
Na lua-de-mel, Gisele conseguiu convencer o marido a ir para um resort da Bahia. Ele aceitou, mas com a condição: de que a próxima viagem do casal fosse para um destino de neve.
Helton diz que vai cobrar, e Gisele sabe disso. “Da próxima vez vamos para o Chile, não vou ter mais como enrolar”, brinca ela.
Chegando ao destino, a negociação entre os dois continua, já que Gisele gosta de planejar as atividades para o dia todo, enquanto Helton prefere se deixar levar e decidir o que fazer na hora. O desafio, a cada viagem, é tentar se entender e se divertir respeitando o ritmo alheio.
Gisele e Helton Tavares na Bahia; ela o convenceu a ir para a praia ao menos na lua-de-mel (Foto: Arquivo Pessoal/Gisele Tavares)Gisele e Helton Tavares na Bahia; ela o convenceu
a ir para a praia ao menos na lua-de-mel
(Foto: Arquivo Pessoal/Gisele Tavares)
Caminho do meio
Assim como Gisele e Helton, outros casais também precisam acertar os ponteiros na hora de viajar juntos. Com preferências diferentes e formas diversas de lidar com o tempo, eles têm que aprender a negociar e a abrir mão de alguns hábitos para que o momento de lazer não se transforme em estresse.
Juntos há oito anos, a bailarina e atriz Rafaela Cattai, de 34 anos, e o cineasta Bruno Peixoto, de 32, sabem bem disso.
Eles adoram viajar e já foram, entre outros destinos, para Tailândia, França, EUA, Noruega, Holanda e Cingapura. Mas cada um tem um jeito de fazer as coisas: Rafaela se preocupa em planejar tudo, enquanto Bruno é bem mais relaxado.
Ela tem uma coleção de guias de turismo, que lê antes de cada viagem para escolher os passeios. Bruno promete que também lê os guias, mas só depois de voltar para casa. “Não fico pesquisando antes o que tem para ser feito. A gente descobre lá. Além disso, ela já vem com preço de um monte de coisas, já me apresenta um monte de opções para escolher. Não preciso ir atrás”, diz o cineasta.
A diferença pode ser vista já na arrumação das malas. Rafaela começa dias antes, enquanto o marido arruma tudo no mesmo dia, em meia hora. "Isso a deixa muito afobada. Mas eu digo que se faltar alguma coisa eu chego lá e compro, ou lavo”, explica Bruno.
A Ju já sabe o que vai fazer na Copa (de 2022)"
Artur Gomide
O Artur viaja sem ter nem lugar para ficar
Juliana Castriota
A distração do rapaz, porém, já doeu no bolso e rendeu “momentos trágicos”, como define Rafaela. “A gente ri disso hoje, mas quando íamos para Paris passar nosso primeiro aniversário de casamento, perdemos o avião porque ele ficou de olhar o terminal onde tínhamos que embarcar e descemos na estação errada de metrô”, exemplifica ela.
Apesar dos momentos tensos, o casal diz que um está aprendendo com o outro e que está chegando a um equilíbrio. “Hoje eu entendo que planejar vale a pena. Você economiza, consegue aproveitar mais, não é pego de surpresa”, diz Bruno.
Rafaela afirma também que já foi mais “controladora”. “Aos poucos estamos chegando ao caminho do meio”, diz ela.
Os publicitários Artur Gomide, de 25 anos, e Juliana Castriota, de 26, têm questões parecidas quando viajam. Ele sai “sem ter nem lugar para ficar”, segundo ela, e ela “já quer planejar o que vai fazer na Copa -- de 2022”, brinca ele.
Mas o casal de namorados garante que isso não gera conflitos. “Uma vez, quando fomos à Disney, eu sabia até a ordem dos brinquedos que a gente ia. Se fosse qualquer outra pessoa ia ficar estressada, mas ele é muito tranquilo. A gente se completa nesse sentido”, diz Juliana.
Para Artur, quando os dois planejam muito, pode haver confronto de informações. “Eu deixo ela planejar, sei que é uma coisa dela e respeito." E completa, apaixonado. "Para mim, estando com ela está bom.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário