MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de junho de 2013

'Cachoeira da Onça' é opção de ecoturismo próximo a Manaus


Reserva particular de proteção natural mantém preservadas flora e fauna.
Local está situado no município de Presidente Figueiredo.

Adneison Severiano Do G1 AM

Cachoeira da Onça, em Presidente Figueiredo  (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)A reserva particular preserva fauna e flora de Presidente Figueiredo (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)
Considerada a "Terra das Cachoeiras", a cidade de Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus, ganhou esse reconhecimento devido 159 cachoeiras - 49 catalogadas, sete corredeiras, nove cavernas e grutas - existentes em uma das principais áreas de turismo ecológico do Amazonas. Dentre as opções de ecoturismo do município, a Cachoeira da Onça se destaca por aliar o lazer e a preservação do meio ambiente, possibilitando a sobrevivência de espécies da fauna e da flora.
A cidade é considerada patrimônio natural pela riqueza de sua biodiversidade composta por uma grande quantidade de plantas, pássaros, animais, igarapés e formações rochosas. A Cachoeira da Onça é uma das 12 Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPNs) situadas em Presidente Figueiredo. A reserva atrai milhares de turistas e visitantes anualmente. O local fica aberto ao público das 8h às 16h.
Conforme a direção da RPPN, a Cachoeira foi descoberta no final da década de 1970 pelo curandeiro Manoel Raimundo de Andrade, conhecido como ‘Raimundo Rouco’. Os relatos são de que ele avistou uma onça pintada no local, que depois passou a ser chamado de ‘Cachoeira da Onça’.
Cachoeira da Onça, em Presidente Figueiredo (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)Cachoeira da Onça é uma das principais quedas-d'água existentes em Presidente Figueiredo (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)
Preservação da Fauna e Flora
A cachoeira está localizada no interior de uma floresta do tipo campinarana, circundada por outros tipos de florestas e habitada por diferentes espécies de pássaros como, acauãs, tucanos, beija-flores, araras, galos-da-serra e papagaios.
A Cachoeira da Onça localiza-se a três quilômetros do início da trilha principal. Num ambiente denso, cercado de musgos, líquens e pedras milenares descem as águas da cachoeira, numa queda d`água em forma de cortina, formando ainda um lago.
Cachoeira da Onça, em Presidente Figueiredo (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)O local alia preservação ao turismo ecológico
(Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)
Ao longo das 18 trilhas que existem para caminhada dentro da reserva, há uma preocupação constante com a natureza. Lixeiras ecológicas, reaproveitadas de troncos ocos de árvores estão espalhadas pelo local e a maioria das espécies da flora está catalogada com placas, por onde se espalham centenas de bacabeiras, ingazeiros, timbó, breu de campina, muirapirangas, pau-rainha, breu-sincantá, embaúba branca, castanha vermelha e outras espécies arbóreas.
A vegetação que compõe a área da Reserva é formada por diferentes tipos de formações como floresta de platô, campinarana, floresta de baixio e floresta de igapó. A Cachoeira da Onça também possui várias espécies de répteis, aves e mamíferos.
Uma perereca-de-vidro, pequeno anfíbio que pode chegar até 24 milímetros e ganhou o nome devido à pele transparente, é estudada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus. (Foto: Divulgação/Marcelo Lima/Inpa)A perereca-de-vidro é um dos anfíbios encontrados
na Cachoeira da Onça
(Foto: Divulgação/Marcelo Lima/Inpa)
Alguns animais são raríssimos como, por exemplo, a perereca de vidro. Segundo especialistas, essa espécie de perereca é muito sensível às modificações ambientais e qualquer alteração em seu habitat pode comprometer sua sobrevivência.
A bióloga e coordenadora de trabalhos ambientais da Secretária de Meio Ambiente de Presidente Figueiredo, Milvânia Vieira Oliveira, que a Cachoeira da Onça representa uma importante área de preservação da natureza no entorno da cidade.
“Com a cidade crescendo em ritmo acelerado e cada vez mais urbanizada, quando conseguimos manter essas áreas preservadas dentro desse espaço urbano, garantiremos uma qualidade de vida melhor para a população. Um ar mais puro da preservação da natureza aliado ao ambiente para passeio e para o lazer em família”, enfatizou a bióloga.
Cachoeira da Onça, em Presidente Figueiredo (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)Além da Cachoeira da Onça, a reserva possui trilhas, corredeiras e lagos (Foto: Ramon Vicente AVG/Tv Amazonas)
De acordo com a bióloga, Presidente Figueiredo é o município amazonense com maior número de Reservas Particulares de Proteção Natural. “A proposta das RPPNs é fazer o inventário de fauna e flora para sabermos o que de fato tem naquela área, mantendo a sobrevivência das espécies. Além disso, temos unidades de conservação de uso sustentável e parques municipais, que são espaços onde buscamos a preservação do meio ambiente”, destacou Milvânia Vieira.
O município de Presidente Figueiredo dispõe de variados hotéis e pousadas, com infraestrutura para possibilitar a estada de turistas. No portal da Cachoeira da Onça estão listadas algumas opções de hospedagem.

Como chegar
Saindo de carro de Manaus basta pegar a BR-174. Após cerca de 1h hora de viagem, deve-se passar pela entrada de Presidente Figueiredo. O motorista precisa continuar pela rodovia sentido Boa Vista por mais 10 minutos. Depois de passar por um café regional às margens da rodovia, na altura do KM-111, chega-se à Reserva Particular de Proteção Natural. A Cachoeira da Onça localiza-se a três quilômetros do início da trilha principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário