MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Boi de Maracanã recebe as bênçãos para brincar no São João 2013


Batizado da manifestação folclórica reuniu amantes do bumba-meu-boi.
Momento é uma permissão para o boi iniciar temporada de apresentações.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Com as bênçãos de São João, o boi de Maracanã está pronto para a temporada de apresentações nos arraiais. Neste domingo foi realizado o batizado do boi. Para os brincantes, um momento de renascimento e fé, no ritmo das matracas e das toadas de Humberto, o cantador.
O dia foi de vestir nova indumentária e renovar os pedidos ao santo padroeiro. A sede do boi, na zona rural de São Luís, se enfeitou na véspera de São João para o ritual religioso. Era dia da benção do boi, do batizado como é conhecido.
A celebração começou com a ladainha. Depois, padre Haroldo abençoou o grupo para a temporada. Uma festa sagrada para o cantador Humberto, que mantêm vivo o costume do boi centenário.
O batizado é uma permissão para o boi iniciar a temporada de apresentações. No ciclo da brincadeira é o renascimento. Começa assim e termina com a morte do boi depois das festas juninas.
A fogueira que ilumina as noites de São João ajuda a afinar os pandeirões e a manter a tradição. Os cantadores dão o sinal como se fossem maestros regendo uma orquestra de matracas e pandeirões. Um espetáculo para se ver e se viver. Uma brincadeira movida pela paixão dessa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário