MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Vazão nas Cataratas do Iguaçu quase triplica por causa da chuva no Paraná


Neste domingo (19), média era de 3 milhões de litros de água por segundo.
Maior vazão do ano foi registrada no dia 14 de março: 6,8 milhões de l/s.

Fabiula Wurmeister Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

  •  
vazão cataratas (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)Na sexta-feira (17), vazão nas Cataratas do Iguaçu quase triplicou (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)
As chuvas que caíram sobre todo o Paraná desde o dia 12 fizeram quase triplicar o volume de água nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do estado, durante todo o fim de semana. Na sexta-feira (17), a vazão no atrativo passou de 4,1 milhões de litros de água por segundo. Apesar da grande quantidade de água, não foi preciso interditar as passarelas que levam à Garganta do Diabo.
De acordo com o sistema de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia  (Copel) na bacia do Rio Iguaçu, neste domingo (19), a média era de 3 milhões de litros por segundo, exatamente o dobro da média em dias normais no maior conjunto de quedas d’água do mundo.
passarela cataratas (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)Apesar do grande volume de água, não foi preciso interditar
as passarelas (Foto: Adilson Borges / PNI)
O volume de água que começou a aumentar na quinta-feira (16) atingiu o máximo na sexta e iniciou a redução no sábado (8). A tendência é que a vazão nas Cataratas do Iguaçu volte ao normal a partir de terça-feira (21), já que não há previsão de grandes precipitações para os próximos dias.
Ainda segundo a Copel, o recorde do ano foi registrado no dia 14 de março, quando o volume de água se aproximou dos 7 milhões de litros por segundo. No fim de 2012, a seca no estado havia reduzido a vazão à metade do normal, ficando abaixo de 700 litros de água por segundo no dia 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário