MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vacinação contra Aftosa é realizada na Raposa Serra do Sol em Roraima


É uma ação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Meta é imunizar 50 mil cabeças de gado de 218 comunidades indígenas.

Do G1 RR

Vacinação contra aftosa na Raposa Serra do Sol em Roraima (Foto: Manoel Estrella )Vacinação contra aftosa na Raposa Serra do Sol em
Roraima (Foto: Manoel Estrella)
Com o intuito de vacinar 50 mil cabeças de gado na região de fronteira, a Superintendência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Roraima coordena a primeira fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 'Agulha Oficial'.
O trabalho iniciou esta semana na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, localizada a noroeste do estado, e deve imunizar todo o rebanho bovino das 218 comunidades indígenas da região.
Para garantir a vacinação todo processo está sendo feito em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima. São cinco equipes formadas por técnicos, auxiliares, veterinários que no período de 40 dias percorrerão todas as comunidades vacinando o gado e oferecendo orientações técnicas sobre manejo e prevenção contra outras doenças que possam a vir atingir o rebanho.
O tuxaua da Comunidade Julia localizada no município de NormandiaJoão da Silva Guariba, diz que ações como essa servem garantir a imunidade contra a Aftosa, tendo em vista que na comunidade há uma criação com 81 cabeças de gado.
O técnico do MAPA José Maria Nóbrega, explica que nesta primeira fase da campanha 'Agulha Oficial' o maior desafio a ser vencido é trabalhar no período de chuvas, já que a ação ocorre em localidades de difícil acesso.
"Os rios estão com volume alto de água, pontes que caíram impedindo o acesso às comunidades mais distantes e estradas que impossibilitam o trânsito. Mas como temos uma boa estrutura de apoio que conta com veículos, motos e até mesmo cavalos podemos afirmar que nossa meta de vacinação será cumprida sem problemas". Nóbrega adiantou ainda que a segunda fase da campanha está prevista para os meses de outubro e novembro.
O superintendente do MAPA em Roraima Divino Gouvea informou que para essa ação foram empregados R$ 253.000,00 em recursos utilizados para o custeio de diárias de pessoal, combustível e material de apoio. "A única parte em que estaremos pendentes de operacionalização será a vacinação em locais onde o acesso", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário