MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tour pela Buenos Aires de Bergoglio vai a casa, igreja e barbeiro do Papa


Recém-lançado, 'tour papal ' é organizado pelo governo de Buenos Aires.
Passeio vai a 24 locais ligados à vida pessoal e religiosa do ex-arcebispo.

Da agência EFE

Turista olha souvenirs do Papa Francisco perto da Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Foto: Maxi Failla/AFP Photo)Turista olha souvenirs do Papa Francisco perto da Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Foto: Maxi Failla/AFP Photo)
Antes de morar no Vaticano, o Papa Francisco passou a maior parte de sua vida em Buenos Aires, sua cidade natal, que agora lhe dedica um circuito pelos lugares de sua infância. O roteiro inclui desde os locais nos quais ele desenvolveu seu trabalho pastoral até os que ele frequentava para cortar o cabelo ou comprar o jornal.
Consciente da "Franciscomania", o governo da cidade começou a gerir "o circuito papal" logo após saber que o até então arcebispo portenho Jorge Bergoglio tinha sido eleito para suceder Bento XVI como sumo pontífice.
Foto de família mostra o Papa Francisco em sua infândia (Foto: Família Bergoglio/AFP Photo)Foto de família mostra o Papa Francisco em
sua infândia (Foto: Família Bergoglio/AFP Photo)
A notícia pegou de surpresa não só a sociedade argentina, mas também as centenas de turistas que visitavam Buenos Aires e que rapidamente se interessaram em descobrir quem era o papa e em que lugares tinha se desenvolvido sua vida até então.
Por esta razão, neste fim de semana o Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires apresentou o que será esse circuito pelos lugares que se transformaram espontaneamente em local de peregrinação de fiéis e curiosos.
O "tour papal" partirá da basílica de San José de Flores, onde se encontra o confessionário no qual Jorge Mario Bergoglio, após uma conversa com um sacerdote, descobriu sua vocação religiosa aos 17 anos, e terminará nesse mesmo lugar três horas depois.
Nesse tempo, o circuito fará paradas em 24 locais da cidade para visitar a casa onde nasceu Bergoglio, no número 533 da rua Membrillar; o Instituto Nossa Senhora da Misericórdia, onde cursou seus primeiros estudos; e a pracinha de Membrillar e Bilbao, na qual jogava futebol com seus amigos.
O cardeal Jorge Mario Bergoglio em fevereiro de 2013 na Argentina (Foto: Juan Mabromata/AFP)Jorge Mario Bergoglio quando era cardeal
(Foto: Juan Mabromata/AFP)
Também visitará a escola Pedro Cerviño, onde o papa Francisco cursou seus estudos primários; a prisão de Devoto, que costumava visitar sendo arcebispo; e o seminário onde se preparou para ser sacerdote.
A paróquia de San José del Talar, santuário no qual se venera a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que o então arcebispo de Buenos Aires levou consigo após uma viagem à Alemanha, é outro dos pontos de interesse do passeio.
O tour inclui uma visita à Catedral Metropolitana, na Praça de Maio, à Igreja e à Universidade do Salvador, onde Bergoglio foi professor, e à basílica de San Carlos e María Auxiliadora, onde recebeu o sacramento do batismo.
A Basílica San Jose de Flores, em Buenos Aires, onde o Papa Francisco descobriu sua vocação religiosa aos 17 anos (Foto: Juan Mabromata /AFP Photo)A Basílica San Jose de Flores, em Buenos Aires,
onde o Papa Francisco descobriu sua vocação
religiosa aos 17 anos
(Foto: Juan Mabromata /AFP Photo)
Do cotidiano do papa Francisco, o circuito recupera o amor pelas cores do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, do qual é sócio, e cujo local de origem, que frequentava com o pai nos finais de semana, também é visitado.
O circuito realiza também uma parada na barbearia à qual ia habitualmente para cortar o cabelo, e outra na banca que lhe entregava diariamente o jornal, exceto nos domingos, quando ele mesmo chegava para comprá-lo.
Para informar sobre o "tour papal", foram elaborados folhetos nos quais o chefe do governo da cidade, Mauricio Macri, garante que quem fizer o passeio "vai encontrar não só uma história de vida, mas também doutrinas e valores que são o impulso para seguir construindo juntos uma sociedade cada dia melhor".
"Os que vivemos em Buenos Aires temos o orgulho de saber que foi nesta cidade onde ele cresceu, fez amigos, se formou e encontrou sua vocação. Aqui trabalhou sempre com humildade e compromisso pelos que mais necessitaram", declara Macri.
O governo de Buenos Aires deve, além disso, publicar em seu site a localização dos lugares mais relevantes para facilitar quem queira organizar o passeio por conta própria.
Os circuitos oficiais têm uma cota limitada e requerem inscrição prévia pelo e-mail circuitopapal@buenosaires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário