MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Sertaneja alagoana é exemplo de força e dedicação para filhos e netos


Dona Mariza já vendeu chapéu de palha para comprar enxoval dos filhos.
Senhora de 68 anos 'é um exemplo' para filhos e netos.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

No povoado da Gruta do Boi, em Olho D'Água das Flores, interior de Alagoas, Dona Mariza, 68, cuidou com dificuldade dos 10 filhos, mas sem nunca deixar faltar amor. Foi neste local tranquilo e de gente simples, que ela aprendeu desde cedo a dividir o tempo entre o trabalho do campo e da casa com a família. Neste dia das mães, os filhos e netos ressaltam: "É um exemplo".

Dona Mariza conta com a ajuda das filhas para realizar as tarefas domésticas. Ela lava a louça, em seguida alimenta as galinhas que ficam no quintal de sua casa. A matriarca não só cuida da casa, ela tem a prática de trabalhar no campo retirando o mato e cuidando das plantações. Tudo feito de forma manual.
Em pleno século XXI, dona Mariza não deixa de zelar pelo bom e velho fogão à lenha, que, segundo ela, foi onde aprendeu a cozinhar e a fazer receitas deliciosas para a sua família.
Além de cozinhar, as mãos da matriarca também aprenderam a trançar Uricuri, um tipo de palmeira da região. Com muita agilidade, ela faz surgir das palhas enlaçadas tranças que vão compondo a forma de chapéus. Com este acessório bem típio do sertão, dona Mariza completa a renda da família.
Dona Mariza se emociona com o carinho das filhas. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Dona Mariza se emociona com o carinho das
filhas. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
"Ela trabalhava pelo dia e noite trançando a palha. Com o dinheiro que conseguia vendendo os ovos das galinhas que cria, ela comprava o enxoval dos bebês e também roupas para a gente", lembra Maria Aparecida Alcântara, filha de Dona Mariza.
A sertaneja ajudou a criar os 20 netos e mais um já está a caminho. A mais velha, Kaline Nogueira, seguiu um caminho diferente das outras mulheres da família. Ela trabalha pelo dia na cidade de Olho D'Água das Flores e pela noite faz faculdade. Mas ela sabe que tudo isso só é possível graças ao ensinamento de sua avó.
"Ela é o meu exemplo de vida. A educação que a minha mãe me passou foi a que ela herdou da minha avó. Vejo uma mulher guerreira. Uma dona de casa amiga e companheira que se preocupa com tudo e com todos", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário