MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Queijo Kochkäse, típico do Vale, pode virar patrimônio cultural de SC


Típico da região do Vale, produto não é regulamentado para comércio.
Objetivo é transformar em patrimônio cultural e promover comercialização.

Do G1 SC

O queijo Kochkäse, típico da região do Vale do Itajaí e da tradição alemã, pode se tornar patrimônico histórico, artístico e cultural de Santa Catarina. De nome alemão, o queijo branco cozido é feito de modo caseiro, sem pasteurização do leite, e por isso, não é regulamentado pelo Ministério da Agricultura para comercialização.
O queijo é produzido de forma artesanal e vendido em feiras. Além de tentar preservar a tradição, a expectativa é que os estudos contribuam para uma possível regulamentação do kochkäse para comercialização.  As pesquisas iniciaram em 2009 com a Epagri, e desde 2011, o projeto é realizado pela Universidade Regional de Blumenau, a Furb, e pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Participam dez produtores das cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Pomerode e Benedito Novo. São eles que fornecem a matéria-prima para as pesquisas de microbiologia.
Tania Hackbarth Otto é uma das poucas produtoras da região que pasteuriza o leite para a fabricação do queijo branco que depois vai ser cozido e se transformar no kochkäse. Por isso ela tem inspeção municipal e autorização para vender o produto em Blumenau. A pesquisa em andamento está tentando provar que esta produção caseira é uma tradição dos descendentes de alemães que vivem na região e não é apropriada para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário