MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projeto pioneiro em Teresina recicla lixo eletrônico na Zona Sul


Projeto gera fonte de renda e cursos para a comunidade, diz coordenador.
Iniciativa capacitou centenas de jovens com cursos básicos de informática.

Do G1 PI

Peças de computadores e outros produtos eletrônicos que iam parar no lixo estão virando fonte de renda em Teresina, através do Projeto Clicar, realizado no Conselho Comunitário do bairro Angelim, Zona Sul de Teresina.
De acordo com o coordenador do projeto Francisco de Assis Machado, a iniciativa recebe material tecnológico de toda cidade que antes iria para o lixo e é um projeto pioneiro na capital. “No início era apenas biblioteca, mas após estudarmos e buscarmos na comunidade pessoas interessadas em adquirir conhecimento na área da computação, começamos o projeto”, destaca Francisco.
Segundo o também coordenador Manoel Bezerra, o projeto recebe ajuda das empresas privadas, que passaram a fornecer computadores usados que antes iriam para o lixo comum. “Muitas peças ainda são aproveitadas, as que não podem ser recicladas viram matéria prima para obras de artesanato”, explica Manoel.
O Clicar oferece cursos básicos de computação, montagem e manutenção de computadores e de digitação de trabalhos acadêmicos, tendo capacitado centenas de pessoas da comunidade.  “No projeto os alunos recondicionam as máquinas durante os cursos de montagem e manutenção. Depois de recondicionados, os computadores são montados e passam a compor os Telecentros comunitários em diversos pontos da capital”, informa Manoel.
Para o aluno do projeto, Diego Almeida, de 14 anos, o projeto leva benefícios ao meio ambiente. “Esse material era descartado no lixo e agora está sendo reciclado”, disse Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário