MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Produtores adiantam compras dos insumos para a safra de soja de MT


Antecedência na hora da compra garantiu preços mais baixos.
Produtor espera uma alta produtividade este ano.

Do Globo Rural

Agricultores de Mato Grosso acompanham a lavoura de milho safrinha no campo, mas de olho na safra de soja, que será plantada em seguida, eles adiantaram a compra de insumos para garantir preços mais baixos.
Na propriedade de Fernando Garcia, em Sinop, norte de Mato Grosso, o milho safrinha está se desenvolvendo bem. O produtor espera uma alta produtividade este ano. “Resolvemos gastar um pouco mais para procurar uma produção um pouco mais satisfatória”.
Fernando gosta de se planejar com bastante antecedência e por isso já está com tudo comprado para a safra de soja que vai plantar depois que colher o milho. “Fiz um pacote com a revenda em janeiro para pagar com a própria produtividade, que vai ser entregue na safra de 2014”, conta.

A cooperativa C.Vale tem 14 mil agricultores em quatro estados do país. Em Mato Grosso, as compras para a próxima safra estão aceleradas. No armazém da cooperativa resta pouco adubo. Até agora 70% dos agricultores já compraram os insumos para a safra de soja e já foram retirar o produto. A antecedência garantiu preços mais baixos. Quem deixou para comprar agora, está gastando mais.
"O preço dos insumos da safra 2013/2014 de fato tiveram um impacto importante para esta safra, temos o exemplo do fertilizante que teve um acréscimo de até 20% e agroquímicos numa faixa de 30%”, conta o gerente de cooperativa, Nilson Roque.
Quem fechou o pacote de insumos antecipadamente com a cooperativa gastou em média 26 sacas de soja por hectare. O agricultor que fechar hoje vai gastar 32 sacas em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário