MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Produtividade do arroz deve ficar abaixo do esperado no RS


Mais de 329 mil hectares foram plantados com arroz no oeste do estado.
Expectativa é de que sejam colhidos 7,5 mil quilos do grão por hectare.

Do Globo Rural

Cerca de 98% das lavouras de arroz já foram colhidas nas propriedades do Rio Grande do Sul. Apesar do aumento de área, a produtividade deve ficar abaixo do esperado.
Só na fronteira oeste do estado foram plantados 329 mil hectares, mas a chuva que faltou na época do plantio e veio em abundância no período de floração tem preocupado os produtores.
A produção deve ficar abaixo do esperado nos quase 300 hectares da família Schmitz que fica em Uruguaiana. “Hoje, nós estamos sentindo a quebra na lavoura. Na hora que coloca as máquinas no campo, você vê quanto vai tirar. Este ano, decorrente ao ano passado, deve haver uma quebra de 20% a 25% na lavoura", diz o produtor Fernando Schmitz.
A produção desta safra deve ser equivalente a do ano passado, apesar do aumento de área. “Houve um incremento de área de 7% se comparado à safra anterior e nós estamos trabalhando com um número de redução de produtividade em relação à safra passada girando em torno de 6 a 8%", diz Gustavo Hernandes, agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A expectativa é de que sejam colhidos, em média, 7,5 mil quilos de arroz por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário