MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Previsão oficial aponta safra recorde de grãos nos Estados Unidos


País deve produzir 450 milhões de toneladas de grãos.
Especialista fala sobre a safra nos EUA e os reflexos no Brasil.

Do Globo Rural

O departamento de agricultura dos Estados Unidos divulgou, na última sexta-feira (10), a primeira estimativa para a safra de grãos. O país deve produzir 450 milhões de toneladas de grãos- 360 milhões só de milho. Na bolsa de Chicago, o milho está valendo 8,3% a mais do que há um ano. A soja caiu 3,8%.
O analista de mercado, Antônio Sartori, que está acompanhando de perto o andamento da safra norteamericana, fala sobre a questão. “O relatório de 1º de maio mostra uma estimativa de área plantada multiplicada pela produtividade média histórica. Portanto não foi levado em consideração o atraso do plantio, que é historicamente muito grande”.
Segundo Sartori, o maior problema com o atraso plantio é a questão da polinização, que só deve ocorrer no final julho, começo de agosto. “O processo ocorre na época mais quente do ano numa janela muito pequena de 20 dias. O risco da perda de safra é muito grande”.
O analista de mercado também traça um panorama da safra no Brasil com a safra recorde nos Estados Unidos. “Até 30 de agosto, os estoques de milho e soja nos Estados Unidos são dramaticamente apertados. Deve continuar a ter preços altos até definir o plantio. Para o segundo semestre, dependendo da colheita americana, teremos céu ou inferno: preços muito altos ou muito baixos. O clima nos próximos dias é determinante para os preços no Brasil até o final do ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário