MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Peças do período de D. Pedro II vão a leilão em São Paulo


Bule para café de prata que pertenceu ao monarca é um dos destaques.
Serão leiloadas 220 peças, que estão em exposição até segunda-feira.

Do G1, em São Paulo

Que tal servir o café para as visitas num bule de prata que pertenceu a D. Pedro II? Quem ficou interessado pode aproveitar o leilão de peças que acontece na próxima terça-feira (7), em São Paulo.
Bule de prata que pertenceu a D.Pedro II vai a leilão em São Paulo (Foto: Divulgação)Bule de prata que pertenceu a D.Pedro II vai a leilão em São Paulo (Foto: Divulgação)
De acordo com o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, o bule é uma peça rara com grande valor histórico. “Em uma das faces do bule, há o desenho da coroa imperial e, abaixo, a inscrição PII, marca do Porto utilizado entre 1818 a 1836. É uma peça de origem portuguesa, com 29 centímetros de altura, do século XIX”.  O valor inicial da peça é variável.
Entre os itens em destaque estão uma garrafa de cristal Baccarat que pertenceu a D. Pedro I, uma peça de origem francesa do século 19, com lance inicial de R$ 7 mil; e uma luminária de mesa que pertenceu a François Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orléans, cunhado de D. Pedro II e que era conhecido como o Príncipe de Joinville.
O valor inicial é de R$ 30 mil. “De origem francesa, a luminária de bronze dourado vem com a inscrição do príncipe em sua base. Peça do século XIX, acompanha uma mesa de bronze com tampo de madeira coberto por placa de mármore”, explica, em nota, o leiloeiro responsável.
Os interessados também terão a oportunidade de disputar quadros de diversos pintores, como Anita Malfatti (Violeiro) e Alfredo Volpi (Perfil de Mulata, Paisagem Rural e Várzea do Tamandaré).
Quadro 'Paisagem Rural', de Alfredo Volpi, vai a leilão (Foto: Divulgação)Quadro 'Paisagem Rural', de Alfredo Volpi, vai a leilão (Foto: Divulgação)
Há, ainda, uma coleção de 35 bengalas com punho de ouro, prata ou marfim. Ao todo serão leiloadas 220 peças, incluindo porcelanas; tocheiros de prata; e santos de madeira, marfim ou barro.
As peças ficam em exposição até segunda-feira. O evento será realizado a partir das 20h30 da terça, pela Dutra Leilões, casa especializada em leilões de artes, antiguidades e jóias de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário