MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Papa Francisco apoia negociações de paz com as Farc na Colômbia


Pontífice teve encontro com presidente colombiano no Vaticano.
Governo da Colômbia e guerrilha tentam encerrar guerra civil.

Da AFP

O Papa Francisco manifestou nesta segunda-feira (13) seu apoio às negociações de paz na Colômbia ao receber em audiência privada no Vaticano o presidente do país, Juan Manuel Santos.
Durante o encontro o Papa fez referência ao processo de paz em curso e às vítimas do conflito, e manifestou esperança de que negociações continuem, animadas por uma busca sincera do bem comum e da reconciliação, segundo um comunicado do Vaticano.
Santos, que está envolvido nas negociações de paz com a guerrilha colombiana das Farc, depois de meio século de conflito, participou no domingo da cerimônia de canonização na Praça São Pedro da primeira santa da Colômbia, Laura Montoya.
"Foram 24 horas muito importantes para a Colômbia, para meu governo, para mim, como presidente, como pessoa e para a minha família. Uma injeção de otimismo e encorajamento", declarou Santos à imprensa após o encontro com o Papa, durante o qual conversou por 15 minutos sobre a situação de seu país.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o Papa Francisco durante encontro nesta segunda-feira (13) no Vaticano (Foto: AFP)O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o Papa Francisco durante encontro nesta segunda-feira (13) no Vaticano (Foto: AFP)
"Também falaram sobre a contribuição da Igreja para promover a cultura do encontro e de suas obras a serviço do progresso humano e espiritual do país, em particular entre os mais necessitados e os jovens", segundo o comunicado do Vaticano, em referência a uma possível mediação da igreja colombiana.
"Foram analisados os desafios que o país enfrenta, especialmente no que diz respeito às desigualdades sociais", acrescentou o comunicado.
"O Papa nos encorajou a continuar com o espírito do encontro, que os opostos podem sentar-se para resolver os seus problemas, as suas diferenças e buscar objetivos comuns", explicou Santos pouco antes de partir para a Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário