MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Padre toca berrante e celebra missa usando chapéu, em Goiás


Evento é feito em louvor a Folia do Divino Espirito Santo, em Formosa.
Ele também toca gaita e afirma: 'Modo é diferente, mas liturgia é a mesma'.

Do G1 GO com informações da TV Anhanguera

Um padre de Formosa, na região leste de Goiás, reza a missa em louvor a Folia do Divino Espírito Santo de uma forma, no mínimo, diferente. Para comandar a celebração, o reverendo Adão Soares entra no clima de roça e além de usar chapéu e uma capa vermelha, também toca berrante.
Adão também entoa, ao som de uma gaita, um canto em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, misturando reza e música. "É um modo e um visual diferente de rezar, mas com a mesma liturgia, magnitude e imponência que a espiritualidade nos convida a celebrar", explica o padre.
A missa faz parte de uma série de festejos em homenagem a folia, também conhecida como Giro a Cavalo. Enquanto o almoço não fica pronto, os participantes se divertem dançando a curraleira, uma dança muito parecida com a catira.
Ao meio-dia, a refeição é servida e, logo em seguida, os foliões partem para outra fazenda onde passarão a noite para continuar a festa. A maioria vai a cavalo, alguns de carro e outros a pé. Já o chaveiro Adão de Paula resolveu inovar. Ele vai de bicicleta. "É uma forma totalmente diferente. Vou percorrer cerca de 30 km até o próximo pouso", conta.
Depois de 10 km, acontece uma pausa para mais um lanche, orações e música. Desta vez, eles confraternizam dançando catira.
A felicidade fica nítida no rosto de quem acompanha o evento. "A satisfação é muito grande. A gente já participa a vários anos", diz o comerciante Eduardo Braga.
Padre Adão Soares toca berrante em celebração de missa em Formosa, Goiás (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)Padre Adão Soares toca berrante na celebração da missa (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário