MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Oficinas são oferecidas à portadores de necessidades especiais em RO


Proposta é preparar alunos para o mercado de trabalho.
Atividades são desenvolvidas através de mosaico, pintura e cerâmica.

Magda Oliveira Do G1 RO

Alunos durante oficina de mosaico (Foto: Magda Oliveira/G1)Alunos durante oficina de mosaico (Foto: Magda Oliveira/G1)
Mesmo com limitações ocasionadas por deficiências físicas ou mentais, 220 alunos com comprometimento motor, social e cognitivo participam de oficinas pré-profissionalizantes e sócio-ocupacionais no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic). Além do preparo para atividades profissionais, também são oferecidas atividades ocupacionais para alunos com deficiências mais limitadas e que ainda não tem perfil para o mercado de trabalho, segundo a coordenadora das oficinas Eli Lúcia de Oliveira.
Letícia Barros, de 14 anos, frequenta as aulas de cerâmica no período da tarde. “Eu gosto de vir nas aulas todos os dias. As professoras são legais e eu posso mexer com 'barro' para fazer vasos”, disse a aluna se referindo a argila utilizada para confeccionar as peças. Nove alunos frequentam as aulas de cerâmica na oficina sócio-ocupacional.
Atividades ocupacionais para os alunos do Cernic (Foto: Magda Oliveira/G1 RO)Atividades ocupacionais para os alunos do Cernic
(Foto: Magda Oliveira/G1 RO)
Keren de Freitas, de 15 anos, diz que faz questão de participar das aulas. Comunicativa, a aluna diz que gosta das atividades que desenvolve no centro. “Eu trabalho lavando ‘pedras’, quebrando com martelo e colando, a montagem quem faz é a professora”, diz Keren se referindo às pastilhas e cacos utilizados para desenvolver peças de mosaico. Oito alunos participam da oficina no período da tarde.
Letícia Aparecida Pereira, de 18 anos, contou que durante as aulas de mosaico, faz muitas coisas. “Eu trabalho com pastilhas e cacos, lavo, quebro e colo. Com as peças, nós montamos bandejas, aparadores e mesinhas”, disse a aluna sócio-ocupacional. Além das atividades de cerâmica e mosaico, 14 alunos do Cernic fazem pinturas.
Eli Lúcia explicou que no período da manhã são realizadas oficinas pré-profissionalizantes, à tarde são as sócio-ocupacionais. As atividades são as mesmas nos dois períodos, porém com exigências diferenciadas. Segundo a coordenadora, a instituição encara o artesanato como um instrumento para desenvolver habilidades com os alunos. “As oficinas sócio-ocupacionais trabalham a autonomia; independência; as necessidades diárias. O objetivo é tornar o aluno o mais autônomo possível”, disse.
Instituto também recebe doações para manutenção das atividades (Foto: Magda Oliveira/G1)Instituto também recebe doações para manutenção das atividades (Foto: Magda Oliveira/G1)
Para frequentar as aulas do Cernic não há limite de idade. “Os que frequentam as oficinas pré-profissionalizantes deixam o centro quando são inseridos no mercado de trabalho, já os da sócio-ocupacional ficam o tempo que acharem necessário”. Cada aluno tem um plano individualizado com metas estabelecidas para ser alcançadas durante o ano. Não é cobrado nada para que eles frequentem as oficinas.
O Cernic é uma entidade filantrópica, mantida por meio de parcerias com o governo do estado, com a cedência de profissionais, e a prefeitura municipal através de um convênio anual para manutenção. A instituição também recebe doações. Os professores que atendem aos alunos são cedidos do quadro estadual.
Uma forma de conseguir recursos para o Cernic é a realização da Feira da Solidariedade, que está na 25ª edição. Este ano a feira será realizada nos dias 13 e 14 de julho, na Avenida Porto Velho.  “Além das empresas que montam barracas para nos ajudar, o Cernic tem duas barracas que vendem os artesanatos confeccionados pelos alunos e outra que vende os artesanatos das mães, que se reúnem todas as segundas-feiras para produzir as peças”.
Ao longo do ano, as peças feitas pelos alunos do centro são comercializadas em uma sala na própria instituição. Os valores variam de R$ 5,00 a R$ 350. O Cernic fica localizado na Rua Anisio Serrão, 3637, Bairro Floresta.
Letícia durante a aula de cerâmica (Foto: Magda Oliveira/G1)Letícia durante a aula de cerâmica (Foto: Magda Oliveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário