MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Obama diz a mexicanos que 'novo México' está emergindo


Presidente dos EUA disse que há aprofundamento da democracia.
Objetivo de Obama é enfatizar a necessidade de fortes laços comerciais.

Da Reuters

Obama cumprimenta o presidente do México, Enrique Peña Nieto, ao chegar ao país nesta quinta-feira (2) (Foto: Presidencia/AFP)Obama cumprimenta o presidente do México,
Enrique Peña Nieto, ao chegar ao país nesta
quinta-feira (2) (Foto: Presidencia/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao povo mexicano na sexta-feira (3) que vê "um novo México" emergindo, com um aprofundamento da democracia e economia em crescimento, e que o México e os EUA devem ser vistos como parceiros iguais.
"Eu vim para o México, porque é hora de colocar de lado velhas mentalidades", disse Obama em um discurso para estudantes universitários. "É hora de reconhecer novas realidades, incluindo o progresso impressionante do México de hoje".
Obama tentou falar um pouco de espanhol em sua audiência, dizendo que "es un placer estar entre amigos" (É um prazer estar entre amigos) e adotou um tom respeitoso ao falar sobre o vizinho do sul dos Estados Unidos.
A violência relacionada às drogas no México não é inteiramente culpa do povo mexicano, disse ele. Em vez disso, os Estados Unidos compartilham a culpa, porque grande parte da violência é centrado em torno da demanda dos norte-americanos por drogas ilegais e o fato de que as armas são contrabandeadas para o México dos Estados Unidos.
"Nesta relação não há parceiro sênior ou parceiro júnior. Somos dois parceiros iguais, duas nações soberanas que devem trabalhar juntas no interesse mútuo e no respeito mútuo", disse Obama.
O objetivo de Obama em uma viagem de três dias ao México e Costa Rica é enfatizar a necessidade de fortes laços comerciais e ampliar as relações além das parcerias de segurança que dominaram o passado. Ele deve se reunir com líderes da América Central na Costa Rica nesta sexta-feira.
O esforço de Obama visa a criação de mais postos de trabalho nos Estados Unidos e reacender o crescimento mais forte. A taxa de desemprego dos EUA para abril caiu ligeiramente para 7,5%, mas o desemprego continua a ser um problema.
Os Estados Unidos gostariam de unir forças com o México para competir pelos mercados de rápido crescimento para produtos do comércio na região da Ásia-Pacífico.
"Vamos fazer mais para expandir o comércio, que cria bons empregos para o nosso povo", disse Obama.
O discurso de Obama serviu para impulsionar o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que no ano passado sucedeu a Felipe Calderón, um próximo aliado dos EUA. O novo governo iniciou reformas ambiciosas para tornar a economia mais competitiva e instituições mais responsáveis ​​perante o povo, disse ele.
É claro que um "novo México está emergindo", disse Obama. "Eu vejo um México que está aprofundando sua democracia, os cidadãos que estão em pé e dizendo que a violência e a impunidade não são aceitáveis, uma imprensa corajosa trabalhando para responsabilizar os líderes", disse ele.
Obama, cujo segundo mandato teve um início irregular em meio a lutas com o Congresso dos EUA, ouviu gritos de aprovação quando disse que espera que o Congresso aprove uma reforma das leis de imigração dos EUA.
Muitos dos 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos são provenientes do México, e o México continua a ser um ponto importante para os migrantes da América Central indo para a fronteira com os EUA.
Obama representa a melhor chance em anos para ver as novas leis que possam criar um caminho para a cidadania para imigrantes ilegais.
"Estou otimista de que, depois de anos de tentativas, finalmente vamos conseguir este feito", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário