MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de maio de 2013

Novo modelo de trabalho compartilhado é implantado em RR


Coworking ajuda na produtividade dos profissionais, afirma empresário.
Método de trabalho moderno é conhecido em mais de 81 países.

Neidiana Oliveira Do G1 RR

Trabalho é mais produtivo e empresários trocam experiências (Foto: Paulo Mesquita)Trabalho é mais produtivo e empresários trocam
experiências (Foto: Paulo Mesquita)
Compartilhar experiências profissionais, ideias e desenvolver o trabalho cotidiano com mais comodidade em um único espaço físico. Esta é a proposta do Coworking, que nada mais é que um escritório onde várias empresas trabalham juntas, mas cada qual em suas atividades particulares.
Em Roraima, a primeira empresa com esse padrão de trabalho é a Tribos Coworking, que aos poucos vem ganhando espaço no mercado local e colocando o estado em destaque, já que esta ideia está presente em 81 países.
O empresário Paulo Mesquita conta que com o dia-a-dia corrido o homem moderno precisa de um lugar adequado para fazer suas tarefas diárias, principalmente os que trabalham em casa e os que viajam muito a trabalho. Segundo ele, o modelo nasceu para tirar os profissionais liberais do isolamento e promover a integração em um espaço comum, mas sem muitos custos.
"O Coworking é a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham conhecimentos. Empresas distintas alugam uma parte ou uma sala de um mesmo prédio para colocar sua equipe e dividem os custos da estrutura como: secretária para atender as ligações, conexão de Internet e despesas com limpeza e telefonia ", explica.
Novo padrão de trabalho auxilia empresários que não dispõe de escritório, além de ser uma forma de trabalho compartilhado (Foto: Paulo Mesquita)Novo padrão de trabalho auxilia empresários que
não dispõe de escritório (Foto: Paulo Mesquita)
Dentre as vantagens desta nova modalidade de trabalho estão: os planos de acordo com a necessidade do cliente, economia de até 80% nos custos com escritório, comodidade, praticidade, aumento na produtividade entre outras.
"É um ambiente diferenciado, onde profissionais dispõe de tudo o que for necessário para desenvolver suas tarefas empresariais, com secretaria empresarial contendo telefonista, e-mail, fax, endereço comercial para correspondências, copiadoras e impressoras, salas de reunião e de videoconferências, acesso à internet banda larga e datashow. É uma forma de ajudar quem não tem tempo, nem orçamento para montar um escritório", afirma o empresário.
Mesquita acrescenta ainda que a Tribos Coworking foi projetada após muitas pesquisas sobre o assunto. "Percebi que a empreitada seria mais difícil sozinho, então decidi por uma sociedade. Foi quando conheci Gustavo Stork e em uma conversa sobre negócios percebi que dali poderia sair uma bela parceria. Afinal, não é preciso empreender sozinho", diz o empresário ao demonstrar como a cultura do Coworking mudou sua visão de negócios.
Questionado sobre o nome da empresa Tribos Coworking, Mesquita revela que como é um padrão novo, portanto pouco conhecido no mercado roraimense, a alternativa era fazer referência a região Norte e ao povo indígena. "Roraima é um lugar que abriga muitos povos, muitas tribos e diversos profissionais de todas as áreas. Então, queríamos algo que lembrasse a nossa cultura local e ao mesmo tempo a natureza da empresa que é a coletividade, como em uma tribo".
Coworking
O termo Coworking foi criado por Bernie DeKoven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico. Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking localizado em São Francisco, nos Estados Unidos, era um apartamento onde trabalhavam três profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para outros empresários que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências. Segundo pesquisa da Deskmag, em agosto de 2012 já existiam 1.800 espaços dedicados ao conceito ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário