MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Noivos devem pesquisar empresas para evitar golpes, alerta Procon



Casais devem ler atentamente contrato e visitar festas para avaliar serviço.
Site do Procon-SP disponibiliza manual de orientação para os noivos.

Do G1 São Paulo

Especialistas e instituições de órgão de defesa do consumidor orientam noivos a pesquisar a empresas de buffet antes de fechar negócio para evitar golpes. Muitos casais agem por impulso e acabam caindo em armadilhas no dia do casamento, como mostrou reportagem do SPTV desta segunda-feira (20).
Os professores Carla Pereira Bernardes e Jefferson Marcondes Brito ficaram frustrados após pagarem R$ 8 mil por um jantar para 200 pessoas. No dia da festa, os convidados foram embora mais cedo porque faltou comida. No contrato, a empresa Bella Festa também era a responsável por toda organização. Na última hora, os noivos tiveram que levar sabonete e até papel higiênico.
“Recomendo que vá a mais de uma festa. Nós fomos [em uma], mas não deu para perceber. Depois você vê quanto você paga e, principalmente, seus parentes e amigos não comerem bem, um dinheiro que foi suado assim, o valor é alto”, diz Jefferson.
“Foi uma frustração porque eu planejei desde o meu noivado e chegar no dia que você sonha e nada daquilo que você sonhou acontece”, lembra Carla.
Insatisfeitos, eles procuraram o dono da empresa, que ficou de devolver 10% do valor que gasto. Quase um ano se passou e até agora nada. “Até então ficou só nas palavras porque a gente liga para ele, ele não está. A gente manda um e-mail, ele não respondeu”, conta Jefferson.
Para não ter susto no dia da cerimônia, muitos noivos contratam assessorias especializadas em casamentos. Quem optar pelo serviço tem que desembolsar de R$ 3 mil a R$ 20 mil. A assessora de casamento Ludmila Gusmão, que está no ramo há cinco anos, alerta: não dá para confiar só nas aparências.
“Não se iludir com campanhas publicitárias. Tem muitos fornecedores hoje que investem em mídia, mas não investem em profissional qualificado para trabalhar na sua empresa. Muitas noivas caem justamente nesse conto da imagem, a loja é bonita, o vestido é bonito, é tudo muito redondo e na hora 'h' não funciona”.
Em nota, o buffet Bella Festa informou que houve correria no começo da festa, mas depois, o serviço foi normalizado. Informou que comida foi servida conforme o contrato e que o material de higiene geralmente fica a cargo do salão alugado e não do buffet.

Só no ano passado, a o Procon recebeu 1.086 reclamações sobre serviços prestados por buffets. Entre as reclamações estão problemas com rescisão de contrato, prestação de serviços, cobrança indevida e qualidade do serviço.

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