MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mulheres do campo fabricam bonecas de pano e aumentam renda em MT


Curso de capacitação na área rural é oferecido pelo Senar.
Alunas usam conhecimento para confeccionar outros produtos também.

Do G1 MT

 Na zona rural de Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, mulheres estão desenvolvendo uma nova atividade que pode contribuir no aumento da renda familiar. Elas estão confeccionando bonecas de pano artesanais através de um curso de capacitação onde aprendem a desenhar, cortar e costurar desde bonecas, a tapetes e bolsas. O curso é gratuito e é oferecido pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
A instrutora do curso Sandra Bidel conta que os primeiros passos são ensinados no curso, mas a criatividade de cada uma é que é importante. Detalhes, como as roupas e adereços dos produtos são escolhas das próprias alunas. “E se o aluno vai comercializar, tem que ter todo o cuidado para o produto final ter qualidade”, diz Sandra.
Durante uma semana são oito horas por dia dedicados à confecção das bonecas. “Isso aqui é uma terapia, a gente descontrai. A pessoa que tem problema em casa pode vir aqui, que é a solução”, afirma a dona Jaísa Leite, 60 anos. Quem não tem muita habilidade com a máquina de costura também participa. Dona Ilda Carvalho, de 63 anos, faz tudo na mão. “Prego botão, faço casinha, e vou fazendo, vou aprendendo”, conta.
“Com quatro dias já estou confeccionando bonequinha, ursinho. Ficamos muito felizes de saber que a gente conseguiu fazer”, relatou Emilinha Maranhão, de 53 anos. Todos os cursos oferecidos pelo Senar são gratuitos. A pessoa deve procurar o sindicato rural da região onde mora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário