MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de maio de 2013

Menino de um ano morre após ser liberado quatro vezes por médicos


De acordo com a mãe da criança, ele começou a passar mal na quarta (8).
Pedro Henrique fez cirurgia no domingo (12) e morreu na segunda-feira.

Do G1 SC

Um menino de um ano e dois meses morreu após passar cinco dias sendo levado pela mãe a unidades de saúde. Segundo a mãe Adriane de Camargo, por quatro vezes a família recebeu o diagnóstico do médico e era mandada voltar para casa.
O menino Pedro Henrique morreu no na segunda-feira (13), após passar por uma cirurgia no Hospital Santo Antonio, Blumenau, no Vale do Itajaí, no domingo. A direção do hospital disse que abrirá sindicância para apurar o ocorrido e a Secretaria de Saúde do município informou que fará uma averiguação do caso mas que cabe à família entrar na Justiça para saber se houve erro médico.
Na quarta-feira (8), o menino passou mal. De acordo com a mãe, ele vomitou e estava pálido. Por isso, ela o levou ao Ambulatório Geral do bairro Garcia. Segundo Adriane, o médico lhe deu um remédio, disse para irem ao posto de saúde no dia seguinte e mandou a família para casa. Na quinta (9), mãe e filho foram ao posto mas, de acordo com ela, não havia profissionais no local e a família retornou ao Ambulatório Geral.
Pedro Henrique morreu na segunda-feira (13) (Foto: Reprodução/RBS TV)Pedro Henrique morreu na segunda-feira (13)
(Foto: Reprodução/RBS TV)
"A pediatra viu que ele estava desidratado e deu soro para ele", conta a mãe. Adriane ressaltou que médica afirmou que Pedro Henrique estava com uma virose e que era para eles voltarem à unidade de saúde na sexta-feira (10). Os dois retornaram ao ambulatório no dia seguinte pela terceira vez, quando foi medicado e novamente liberado, conforme explica a mãe.
Adriane conta que no sábado (11), o menino evacuou sangue e ela o levou para o pronto-socorro. Segundo a mãe, o médico da unidade afirmou que a criança deveria tomar um remédio e voltar para casa. Pedro voltou a passar mal no domingo (12) e a mãe afirma que o levou ao Hospital Santo Antonio. De acordo com ela, o profissional que o atendeu recomendou um exame de raio-x e, no fim do dia, ele passou por cirurgia. Adriane e o filho dormiram num quarto do hospital e o menino faleceu na manhã de segunda-feira (13), explica a mãe.
O atestado de óbito de Pedro Henrique aponta uma parada cardiorrespiratória como a causa da morte. O G1 não obteve contato com a direção do Hospital Santo Antonio, mas em nota à equipe da RBS TV os responsáveis pela unidade informaram que a cirurgia transcorreu sem problemas e que o menino esta com a saúde estável ao final do procedimento. A direção se coloca à disposição da família e conclui que abrirá uma sindicância para esclarecer o ocorrido.
A Secretaria de Saúde, responsável pelo posto de saúde e pelo Ambulatório Geral do Garcia, afirmou que não se manifestará sobre o caso porque não recebeu documento oficial da família em relação ao ocorrido. Segundo a secretária, Maria Regina de Souza Soar, o diretor técnico da secretaria já foi notificado para fazer um levatamento da situação. Para ela, no entanto, cabe ao Conselho Regional de Medicina apurar se houve negligência médica caso a família entre na Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário