MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Goteiras e infiltrações ameaçam acervo do Museu de Arte Sacra


Museu de Arte Sacra foi reaberto este mês mas já apresenta problemas.
No local está guardado um acervo valioso da Arquidiocese de São Luís.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Durante a tarde, a chuva atingiu até a sala onde estão as peças do século XIX (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)Durante a tarde, a chuva atingiu até a sala onde estão as peças do século XIX (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
O Museu de Arte Sacra foi reaberto em maio após ter passado por reparos na pintura, telhado e parede. Mas hoje, durante uma chuva, a nossa equipe de reportagem flagrou vários pontos de infiltrações e goteiras no local. O museu funciona num casarão colonial do século XIX, na rua 13 de maio, no Centro Histórico da Capital. No local está guardado um acervo valioso da Arquidiocese de São Luís.
São peças históricas de metal, bronze, prata e madeira, objetos usados em procissão, imagens religiosas, de bispos e santos da igreja. Entre elas, a mais antiga, de São Bonifácio, trazida para o Maranhão em 1.650. De acordo com a igreja, a imagem também tem pedaços dos ossos do santo.
Um patrimônio que sofre ameaça quando começa a chover forte. As goteiras se espalham pelas salas e molham o piso de madeira. A água entra também pelas janelas. A infiltração passa pelo forro e escorre pela parede. Até a tomada de energia elétrica fica encharcada. Durante a tarde, a chuva atingiu até a sala onde estão as peças do século XIX, as mais antigas do museu de arte sacra do Maranhão. A imagem de São Fidélis, de madeira entalhada, teve que se afastada pelos funcionários do museu, que também se revezavam para enxugar o acervo e o piso.
Todo o telhado do museu é novo, foi trocado há cerca de um ano, segundo os funcionários que não quiseram gravar entrevista. No local estão aproximadamente 300 peças religiosas, que foram trazidas para cá há mais de duas décadas quando começou a funcionar no casarão colonial o museu de arte sacra em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário