MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de maio de 2013

Franquia para cidades do interior reúne 3 marcas em mesmo espaço


Rede surgiu no ano passado e reúne marcas consagradas em shoppings.
Vantagem do modelo é que ele derruba a sazonalidade do negócio.

Do PEGN TV

Um novo modelo de franquia reúne em um mesmo espaço três marcas consagradas no mercado. Com um detalhe: o conceito só vale para cidades do interior.
Em Itapetininga, a 180 quilômetros de São Paulo, numa rua de forte comércio, foi montada uma loja da franquia. A cidade com 145 mil habitantes reúne condições ideais para o novo tipo de negócio.
A franquia surgiu no ano passado e reúne três redes com poder de fogo. “Essas marca são consagradas de grandes shoppings, não teriam como entrar nessas cidades menores de até 200 mil habitantes. Então elas se uniram e estabeleceram uma única operação”, afirmou o diretor de expansão da rede, Marcelo Sarpe.
Juntas, elas faturam mais de R$ 250 milhões por ano e têm lojas nas grandes capitais. Agora, no novo modelo, o foco são as pequenas cidades do interior.
Em um espaço onde normalmente estaria uma loja, são três. De um lado você tem confecção, do outro, presentes, e em outro, bijuterias.
A vantagem do modelo é que ele derruba a sazonalidade do negócio. Em uma data como o dia dos pais, por exemplo, você pode não vender bijuterias, mas vende presentes. Para o dia das crianças, há meias, pijamas coloridos, e por aí vai. São mais de 4,5 mil itens para atrair cliente o ano inteiro.
Na nova franquia das pequenas cidades, tudo é mais barato. Solange Prearo e Lilia Spinelli montaram a unidade de Itapetininga em novembro de 2012. Elas conseguiram um ponto comercial movimentado, sem luvas, no centro da cidade, e pagam R$ 2,2 mil por mês de aluguel.
“Fizemos mesmo uma pesquisa de melhor localização de ponto (...). Procurar mesmo dentro desse nosso foco, com custo mais barato que é objetivo da franquia, e de uma boa localização.”
A rede facilita as coisas. Não cobra royalties, nem taxa de propaganda. Para montar uma franquia, o investimento total é de R$ 200 mil. Inclui taxa de franquia, reforma do espaço, mobiliário e estoque. O faturamento médio de uma unidade é de R$ 38 mil por mês. A margem de lucro é de 15%. A rede assessora o franqueado.
“Toda parte de treinamento com consultoras, acompanhamento da loja, sistema de franquia, é uma franquia propriamente dita, completa”, diz o empresário.
Numa cidade pequena, a propaganda do negócio também é mais simples e mais barata. Com R$ 2 mil por mês, as empresárias Solange e Lilia divulgam o negócio: fazem anúncios em revistas, rádios e internet. E contam com o boca a boca fácil do interior.
“Numa cidade pequena, as pessoas se conhecem, então rapidinho uma vai falando para a outra, então para a divulgação isso é importante”, diz Lilia.
Na loja, cada marca tem espaço próprio, colado às paredes. No meio do ambiente, mesões destacam novidades e promoções. No setor de presentes, a criatividade impera. Luminária em forma de árvore, pinguim de recados para geladeira, amplificador de celulares. Na confecção, meias antiderrapantes, sapatilhas para recém nascidos e pijamas divertidos. E nas bijuterias, há colares grande, em cruz e pulseiras variadas.
“A tendência hoje são várias pulseiras no braço, igual as minhas. Hoje eu estou com 8 pulseiras, coloridas, de formas diferentes e que da esse look colorido, bacana, alegre, jovial”
A franquia de Solange e Lilia recebe 30 clientes por dia. Juntas, as três marcas da loja se fortalecem, e uma ajuda a outra a vender. Em geral, cada cliente sai daqui com três peças, e gasta R$ 70 por compra - pelo menos. “Eu vim para comprar uma coisa, acabei comprando dez. A vendedora foi muito atenciosa”, diz a consumidora Nancy Albuquerque.
A rede de franquia de três marcas tem hoje 10 lojas e muitos planos. As primeiras operações são no interior do Sudeste, mas a ideia é abrir mais 60 lojas até 2014 em todo o país.
“O interior tem sido excepcional. Ele tem crescido 15% a mais, o PIB, do que nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Então o interior tem consumo extremamente significativo, essas pessoas têm ido até a capital para buscar mercadorias e nós trouxemos agora uma franquia que pode atender esse público com todo interesse”, diz Marcelo Sarpe.
CONTATO:
LOVE BRANDS
Contato: Diretor de Expansão Marcelo Zarpe
Telefone: (11) 3838-0765/ (11)96403-8845
www.lovebrands.com.br

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