MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Beneficiários do Bolsa Família lotam agências da Caixa em Belém


Boatos espalharam-se neste final de semana.
Caixa desmente cancelamento do programa e suposto bônus.

Dominik Giusti Do G1 PA

Beneficiários do Programa Bolsa Família lotaram a agência da avenida Presidente Vargas, no centro da capital paraense. (Foto: Dominik Giusti/G1)Beneficiários do Programa Bolsa Família lotaram a agência da avenida Presidente Vargas, no centro da capital paraense. (Foto: Dominik Giusti/G1)
Centenas de beneficiários do Programa Bolsa Família lotam as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) neste domingo (19) em Belém, após dois boatos espalhados entre os cadastrados: o cancelamento do programa e um suposto bônus que teria sido liberado pela presidenta Dilma Roussef para o Dia das Mães. Muitos beneficários aglomeraram-se em frente às agências da capital paraense também na noite de sábado (18), dizendo que seria o último dia para o saque do benefício.
O superintendente regional da Caixa no Pará, Evandro Lima, desmente as informações. "Não há bônus e também não há o cancelamento do programa. Um erro no sistema liberou indevidamente o benefício para todos os cadastrados. Isso acabou levando as pessoas às agências", declarou. O superitendente disse ainda não saber a origem dos boatos, que fez com que os beneficiários começassem a lotar as agências da Caixa Econômica em busca da retirada do dinheiro.
"O Bolsa Família é pago de forma fracionada, a partir do final da numeração do cartão do beneficiário. A Caixa sempre entendeu que o pagamento não poderia ser feito somente em um dia para não gerar aglomeração, então, existe um calendário para a liberação do benefício. Cada numeração é referente a um dia útil. Este mês, a liberação começou na última sexta-feira (17), quando houve a liberação indevida. Por exemplo, beneficiários com final 4, que receberiam somente no dia 22, conseguiram sacar o benefício. Isso acabou levando as pessoas às agências", explicou.
Ele informou ainda que a Caixa Econômia solicita neste domingo o bloqueio da liberação do benefício das pessoas cadastradas para recebê-lo em outras datas. O benefício de maio será pago até o próximo dia 30, de acordo com o calendário deste mês. O superintendente infomou que no Pará existem mais de 200 mil pessoas cadastradas no programa. Em Belém, mais de 85 mil pessoas são beneficiadas, dado referente a fevereiro de 2013.
"Cada pessoa deve voltar para sua casa e voltar no dia correto de pagamento do benefício. A Caixa Ecônimica irá bloquear a qualquer momento o saque para quem não deve recebê-lo conforme o calendário", disse.
 Sandra Lopes, 40, mora em Mosqueiro, distrito de Belém, e foi em busca do benefício. (Foto: Dominik Giusti/G1) Sandra Lopes, 40, mora em Mosqueiro, distrito de
Belém, e veio à capital em busca do benefício.
(Foto: Dominik Giusti/G1)
Em nota divulgada na noite de sábado, quando iniciaram os boatos de suspensão do programa também em outros estados do Brasil, a Caixa informou que "o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal". A Caixa esclareceu ainda que não procede a informação de que este último sábado seria o último dia para o pagamento do programa.
O Calendário de pagamento pode ser consultado através da Caixa e pelo telefone 0800 726 0101.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), também informou em nota oficial divulgada no sábado que são inverídicas as informações disseminadas entre os beneficiários.
Confira a nota na íntegra:
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o  maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário