MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Em MS, união de uma família ajuda a criar riqueza e plantar uma cidade


No meio do cerrado desabitado, agricultura viu crescer nova realidade.

Do Globo Rural

Em cada cantinho de São Gabriel do Oeste, importante município produtor de grãos de Mato Grosso do Sul, tem um pouco de Amália Maffissoni.
Ela chegou quando as terras ainda não haviam sido batizadas, em 1974, junto com o marido, deixou Santa Catarina atraída pelo preço dos terrenos, bem abaixo do valor médio de mercado.
Em uma foto, o carro que trouxe a família. Era deles a primeira casinha do vilarejo. A região foi crescendo e precisou de um nome, Amália sugeriu São Gabriel do Oeste, por ser devota do santo.
Quem hoje vê as terras ocupadas por grandes plantações de grãos, não consegue imaginar o passado difícil. Amália e o marido, Angelo Brisot, começaram plantando arroz.
Na área hoje arrendada para outros produtores, o arroz deu lugar à soja. E quando não havia máquina para ajudar na colheita, Amália lembra que o trabalho era feito com as mãos.
Com o tempo, os negócios foram crescendo. Em cinco mil hectares, eles plantavam soja e milho e criavam gado de corte. Os seis filhos, cinco deles hoje formados na faculdade, já receberam a herança e administram a fazenda. Amália chegou aos 76 anos com a sensação de dever cumprido.
E a história desta senhora serviu de inspiração para outras mulheres da família, entre elas a Gilce Brisot. Assim como a tia, a sobrinha saiu de Santa Catarina para ser produtora rural em São Gabriel do Oeste.
Para conseguir cuidar da fazenda, Gilce precisou voltar à faculdade, formou-se em administração em agronegócio e agora controla cada passo.
O esforço deu resultado. Hoje Gilce é dona de 700 hectares, agora ocupados com o milho.
Para se dedicar ao campo, a agricultora precisou abdicar da convivência diária com a filha, que ficou em Santa Catarina e nem se lembra mais da rotina que levava na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário