MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Detento cumpria pena dentro de caixa d'água em presídio de São Luís


Diretor do CDP de Pedrinhas Raimundo Fonseca foi afastado nesta sexta (3).
Sejap abriu sindicância para apurar os responsáveis pelo caso.

Clarissa Carramilo Do G1 MA

Preso dentro de caixa d'água em presídio de São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)Preso dentro de caixa d'água em presídio de São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, em São Luís, Raimundo Nonato Fonseca, foi afastado nesta sexta-feira (3), após fotos divulgadas em redes sociais de um detento que cumpria pena dentro da caixa d'água da penitenciária.
A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) explicou, em nota enviada ao G1, que José Luis de Souza foi condenado a 18 anos de prisão e trabalha fazendo a limpeza e a manutenção da bomba da caixa d'água do presídio para ganhar o beneficio da remissão de pena. A cada três dias de trabalho, é reduzido um dia de pena.
Preso dormia em cama dentro da caixa d'água (Foto: Reprodução/TV Mirante)Preso dormia em cama dentro da caixa d'água
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
A Sejap informou também que o detento foi autorizado a fazer os serviços pelo ex-diretor do CDP Ideraldo Lima Gomes. A situação teria permanecido durante a gestão de Raimundo Nonato Fonseca, que foi substituído pela diretora do Presídio Feminino Joseane Furtado. Mas, na mesma nota, a secretaria diz que vai abrir sindicância para apurar quem seriam os responsáveis pelo caso.
Leia a nota da Sejap na íntegra:
INFORME SEJAP
Sobre as especulações de que o detento cumpre pena dentro da caixa d´água do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) informa que o interno trabalha fazendo a manutenção da caixa d'água daquela unidade carcerária. Ele, que foi condenado há 18 anos de prisão, ganha o beneficio da remissão de pena com o serviço, ou seja, por cada três dias de trabalho, um a menos no tempo da pena.
Além disso, o interno não faz o serviço sozinho. Ele conta com a ajuda de outro detento nos serviços. Os trabalhos dos referidos apenados diz respeito a limpeza da caixa d'água e manutenção da bomba que faz o abastecimento d'água para todo o estabelecimento penal.
Segundo informações preliminares levantadas pela Sejap, o fato acima havia sido autorizado pelo então Diretor do CDP Ideraldo Lima Gomes e permanecido pelo atual diretor Raimundo Nonato Fonseca, tendo aquele se afastado tão logo a atual gestão da pasta assumira, e este último estar sendo substituído pela então Diretora do Presídio Feminino Joseane Furtado, face a situação em apreço.
No que tange ao local indevido para alojamento dos internos em apreço, a Sejap determinou abertura de sindicância para apurar a responsabilidade real de quem havia autorizado referido procedimento com a consequente correção dos fatos, embora referidos trabalharem na parte externa aos blocos de encarceramento, face as peculiaridades profissionais dos citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário