MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de maio de 2013

Controle emocional garante 45% da preparação para concursos

Edely Gomes A TARDE

  • Raul Spinassé | Ag. A TARDE
    Controlar o nervosismo é essencial para fazer uma boa prova
Ler um enunciado errado, não enxergar uma vírgula, dar branco. É difícil encontrar quem não tenha cometido um desses deslizes. Pois o que está em jogo neste momento é o lado emocional do candidato.
Segundo especialistas em concursos públicos, falta de equilíbrio pode comprometer até metade do rendimento nas seleções, e para ajudar a lidar com o problema, atividades físicas, um bom quadro de horários e até mesmo psicoterapia se mostram eficazes.
Para Fernando Elias José, mestre em cognição humana e autor do livro Concursos - Faça sem Medo, a preparação e realização das provas podem ser divididas em três partes diferentes: 45% de conhecimento técnico, 45% de conhecimento emocional e 10% de sorte.
Uma preparação bem fundamentada passa pelo estudo dos assuntos da prova e pelas técnicas que ajudem a lidar com o desgaste. Dentre as alternativas está a psicoterapia.
"A terapia cognitiva comportamental ajuda o candidato de forma objetiva nesse momento. Ela o auxilia a compreender suas próprias emoções e a lidar com elas  no momento de maior tensão", afirma o psicólogo.
Sem domínio das emoções, longas horas na frente de um livro podem ser contraproducentes, pois geram mais cobrança para o candidato, aponta Alexandre Maia, coach e autor do livro Preparo Emocional para Concursos.
"As pessoas que ficam ansiosas são justamente aquelas que  estão mais preparadas. Porque quem não está num ritmo acelerado sabe que tem poucas chances, mas quem vem com preparação de peso tem toda a carga da autocobrança", diz.
Tomar o controle da situação auxilia os candidatos a terem bons resultados. Isto pode ser adquirido por meio da psicoterapia, mas atitudes simples, como fazer resumos  das matérias e manter um quadro de horários organizado, também servem para trazer tranquilidade.
Da mesma forma, boas noites de sono e atividades físicas regulares têm um papel importante, pois ajudam a regular os níveis de cortisol, hormônio que está relacionado aos níveis de estresse e ansiedade.
Outra dica é desenvolver o controle da respiração. "Quando estamos ansiosos, respiramos mais rápido. Nosso cérebro recebe então a mensagem de que estamos em perigo. Diminuir o ritmo da respiração acalma o organismo", indica Fernando Elias José.


Dicas para controlar o emocional

Terapia A psicoterapia auxilia no autoconhecimento do candidato, que passa a compreender suas emoções e aprender técnicas para lidar com elas no momento de maior tensão.
Técnicas de respiração Quando estamos em situação de perigo ou estresse, respiramos mais rápido. Diminuir o ritmo da respiração manda uma mensagem tranquilizadora para o cérebro.

Quadro de horários e resumo Manter os estudos organizados ajuda a controlar a ansiedade, além de facilitar futuras revisões.
Atividades físicas e noites de sono Cuidar bem do  corpo também é importante. O sono e a atividade física ajudam a regular os níveis de cortisol, hormônio que está  relacionado aos níveis de estresse e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário