MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de maio de 2013

Chineses precisam se comportar melhor no exterior, diz vice-premiê


Para Wang Yang, alguns chineses estão prejudicando a imagem do país.
Entre outros problemas, ele destacou cuspir no chão e falar alto em público.

Da BBC

Para Wang Yang, alguns chineses estão prejudicando a imagem do país (Foto: BBC)Para Wang Yang, alguns chineses estão
prejudicando a imagem do país (Foto: BBC)
Um político chinês fez um apelo aos turistas do país para que se comportem melhor quando estiverem em viagens no exterior.
Wang Yang, que é um dos quatro vice-premiês da China, disse que o "comportamento pouco civilizado" de alguns chineses está prejudicando a imagem do país.
Entre outros problemas, ele destacou cuspir e falar alto em público.
No entanto, a correspondente da BBC em Pequim Celia Hatton disse que alguns chineses reclamam que eles são maltratados em outros países.
Turismo em alta
Com o crescimento econômico, cada vez mais chineses estão viajando para fora do país.
No ano passado, eles foram responsáveis por gastar cerca de US$ 102 bilhões (R$ 204 bilhões) no exterior, um aumento de 40% em relação a 2011.
As declarações de Wang foram publicadas no site do principal jornal do Partido Comunista Chinês.
"Aprimorar o lado civilizado dos cidadãos e construir uma boa imagem dos turistas chineses são obrigações de todos os níveis do governo, das empresas e de agências", disse o político.
Ele instruiu as autoridades a "ensinar os turistas a obedecer a ordem pública e a ética social, a respeitar crenças religiosas locais, a ficar atento ao modo como fala e se comporta e, ainda, a preservar o meio ambiente".
Reações distintas
O texto de Wang provocou reações distintas no Weibo, uma versão chinesa do Twitter.
"Chegou a hora de mandarmos um alerta para nós mesmos. À medida que os chineses ficam mais ricos, nosso comportamento piora", lia-se em um tuíte.
No entanto, outras pessoas afirmavam que o membro do Partido Comunista - que vem enfrentando vários escândalos de corrupção - não está na posição de julgar o comportamento de outros.
Segundo a correspondente da BBC, estima-se que os chineses façam cerca de 83 milhões de viagens para o exterior todos os anos. Por isso, não é de se surpreender que haja alguns problemas.
"Há alguns anos, apenas chineses muito ricos podiam viajar para fora. Mas agora milhões de pessoas de classes sociais mais baixas estão tirando passaportes para conhecer o mundo", diz Celia Hatton.
Ela afirma que muitos no país reclamam que são mal tratados no exterior. No início do ano, fóruns no país ficaram lotados de protestos após a notícia de que um hotel nas Maldivas, no Oceano Índico, retirou as chaleiras elétricas dos quartos dos chineses, para que eles não a usassem para fazer macarrão instantâneo.
"Ainda assim, há poucas chances de que conflitos eventuais entre turistas chineses e a população de outros países prejudiquem o crescente setor turístico chinês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário