MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

China busca liberar barco apreendido pela Coreia do Norte


Embarcação de pesca navegava ao norte da cidade chinesa de Dalian.
Episódio aumenta a tensão entre os dois países.

Da Reuters

Forças norte-coreanas apreenderam um barco de pesca chinês, disseram autoridades chinesas à agência de notícias estatal Xinhua neste domingo (19), criando um novo potencial problema nos laços entre os dois aliados.
O conselheiro chinês para a Coreia do Norte, Yaxian Jiang, disse que a Coreia do Norte tinha apreendido o navio privado próximo do norte da cidade de Dalian, em águas entre China e a península coreana, de acordo com o portal de notícias oficial chinês.
As tensões têm sido crescentes entre a Coreia do Norte e a China, seu mais importante apoiador econômico e político.
Ignorando apelos internacionais à contenção, a Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance de sua costa leste no domingo, o seu quarto em dois dias, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Outros veículos de mídia estatal chinesa citaram o proprietário do barco desaparecido, Yu Xuejun, dizendo que a Coreia do Norte estava exigindo 600 mil iuanes (US$ 97.600 mil dólares) por seu retorno seguro, junto com sua equipe de 16 pessoas.
Yu disse à mídia local que o barco havia sido roubado na noite de 5 de maio e ele contatou autoridades chinesas cinco dias depois.
Esta não é a primeira vez que navios chineses são levados à força pela Coreia do Norte. Há um ano, a Coreia do Norte apreendeu uma série de barcos e pescadores por duas semanas antes de liberá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário