MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de maio de 2013

'Carinho' e 'banho' com tubarões lixa são atrações de aquário em Natal

Aquário Natal é o único do país que deixa a pessoa passar a mão no bicho.
E, já na próxima semana, visitantes também poderão mergulhar com eles.

Anderson Barbosa Do G1 RN

Aquário Natal possui tanque de mergulho com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)Aquário Natal possui tanque de mergulho com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)
Há mais de dez anos turistas do mundo todo visitam o Aquário Natal, na capital potiguar, em busca de algo que pouca gente tem a oportunidade e coragem de fazer: acariciar um tubarão vivo. Contudo, a experiência está prestes a se tornar ainda mais emocionante. A partir da próxima terça-feira (14) também será possível mergulhar com eles.
No tanque de toque, onde os visitantes podem passar as mãos pelo dorso do animal, a atração é um tubarão da espécie lixa (Ginglymostoma cirratum) com quase dois metros de comprimento. No tanque de mergulho, são cinco deles. O menor é um macho com 1 metro e 80 centímetros. Os demais são fêmeas. A maior, tem quase 3 metros da cabeça à cauda.
Ana Paula Duarte saiu de Brasília para passar a mão num tubarão em Natal (Foto: Henrique Dovalle/G1)Ana Paula Duarte saiu de Brasília para passar a mão num tubarão em Natal (Foto: Henrique Dovalle/G1)
“É muito louco. Parece uma lixa de unha”, disse a secretária executiva Ana Paula Duarte, que saiu de Brasília para passar férias em Natal. A sensação que ela sentiu ao passar a mão no tubarão explica o nome do bicho. Segundo o biólogo Douglas Brandão, um dos proprietários do aquário, “a espécie recebeu esta denominação justamente porque, além de ter um corpo chato, a pela é muito áspera. “Parece que estou alisando o asfalto”, concordou o matemático carioca Rogério Simplício.
Instrutor Flávio Marcato tem experiência de sete anos com mergulho (Foto: Henrique Dovalle/G1)Instrutor Flávio Marcato tem experiência de sete
anos com mergulho (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Uma equipe do G1 foi ao aquário neste sábado (11), que fica na praia da Redinha, e aceitou o desafio de fazer um teste. “Estamos nos preparando para mergulhar com os turistas junto aos tubarões. Mas, vocês serão os primeiros que levaremos para perto deles”, inquiriu o instrutor Flávio Marcato, da empresa Natal Divers. Será ele o responsável em levar os turistas pra debaixo d'água.
As orientações para o mergulho são simples e não demoram muito. Em 15 minutos o aluno põe a roupa de mergulho, os pés de pato, a máscara, o respirador, aprende o funcionamento do cilindro de oxigênio, o significado dos sinais de comunicação feitos embaixo d'água e rapidamente se ambienta ao tanque. A área é grande. São 15 metros de comprimento por 5 metros de largura. A profundidade é de 2,5 metros. Dentro, mais de 200 mil litros de água salgada são permanentemente renovados com a água do mar.
Tartaruga marinha dá carona às rêmoras e nada sossegada entre os tubarão  (Foto: Flávio Marcato)Tartaruga marinha dá carona às rêmoras e nada sossegada entre os tubarões (Foto: Flávio Marcato)
Além dos cinco tubarões, dentro do tanque nadam sossegados uma tartaruga marinha da espécie verde (Chelonia mydas), rêmoras e pequenos peixes de coral. “Eles não fazem parte do cardápio dos tubarões. Cada tubarão come, dia sim e dia não, em média 8 quilos de peixes mortos. Alguns nós damos vivos, mas são de outras espécies”, disse Douglas. Ainda de acordo com o biólogo, para evitar qualquer surpresa, os instrutores não permitirão que os turistas tenham contato físico com os animais dentro do tanque de mergulho. “Carinho, só no tanque de toque. Lá o tubarão já está acostumado. Estes daqui ainda não”, sorriu.
Para evitar que os animais se estressem, a direção do aquário ainda tomou outra precaução. Quando os turistas puderem entrar na água com os tubarões, apenas dois mergulhos serão feitos por dia. “Depois que eles forem se acostumando com pessoas diferentes no ambiente deles, poderemos até aumentar a quantidade de mergulhos”, acrescentou o também instrutor Bruno Silva, que é mergulhador comercial formado pela Marinha.
Os mergulhos, de acordo com Marcato, ocorrerão sempre de terça a sexta-feira pela manhã, ao preço de R$ 130 por pessoa.
Preservação
Para Douglas, além de oferecer uma experiência emocionante aos visitantes do Aquário Natal, os mergulhos com os tubarões também têm o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar as espécies. O tubarão lixa, segundo o biólogo, está ameaçado de extinção. “A caça predatória está acabando com a espécie. Matam os tubarões por causa de sua carne e barbatanas. Nossa missão aqui é também de fazer um alerta. São animais belíssimos. Preservar é preciso”, frisou.
Filhotes
Douglas Brandão explicou que o tubarão lixa pode medir até 4 metros de comprimento e pesar até 500 quilos. É uma espécie ovípara, sendo que a fêmea pode colocar até 30 ovos. “No ano passado, as quatro fêmeas que nós temos aqui colocaram ovos, mas não eclodiram porque o macho ainda era muito jovem e não os fecundou”, revelou. A postura, de acordo com o biólogo, acontece de dois em dois anos. “Em janeiro de 2014, estamos esperançosos para ter nossa primeira ninhada de filhotes. Se der certo, vai ser fantástico”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário