MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de maio de 2013

Áustria cria memorial em campo de concentração onde morreram 90 mil


Mais de 200 mil pessoas foram detidas em Mauthausen de 1928 a 1945.
Público poderá ver exposições, objetos e entrevistas com sobreviventes.

Da France Presse

O polonês Leshek Polkovski, ex-prisioneiro do campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, visita o memorial criado em homenagem às vítimas. (Foto: Samuel Kubani/AFP)O polonês Leshek Polkovski, ex-prisioneiro do campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, visita o memorial criado em homenagem às vítimas. (Foto: Samuel Kubani/AFP)
Um novo Memorial foi inaugurado neste domingo (5) no campo de concentração nazista de Mauthausen, na região de Viena, com a presença de três chefes de Estado, o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni.
O novo Memorial "Mauthausen, lugar de um crime" inclui duas exposições permanentes instaladas nos antigos barracões, que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes e dezenas de objetos que "dizem muito sobre a vida e a morte" no local.
Visitantes no memorial do campo de Mauthausen, na Áustria, na Sala dos Nomes, que registra o nome de 81.007 pessoas que morreram no local (Foto: Dieter Nagl/AFP)Visitantes na Sala dos Nomes, que registra o nome
de 81.007 pessoas que morreram no local
(Foto: Dieter Nagl/AFP)
Na presença de 500 convidados, incluindo 30 sobreviventes do Holocausto que foram enviados a Mauthausen, Tzipi Livni, visivelmente emocionada, disse que o lema "Nunca Mais" implica "não apenas Israel, mas todo o mundo".
No total, 200 mil pessoas procedentes de 40 países, incluindo cerca de 50 mil judeus, foram detidas entre 1928 e 1945 em Mauthausen, situado nas colinas sobre a margem norte do Danúbio, na região de Linz.
Ao menos 90 mil pessoas morreram neste campo de concentração devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário