MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de maio de 2013

Associação de mulheres faz sucesso com receita de biscoito em MG


Biscoitinho de dar água na boca garante renda para várias famílias.
Em Santos Dumont, receita é tradição passada de geração em geração.

Do Globo Rural

As mãos já estão mais que treinadas: quebram ovo, peneiram a farinha, preparam a massa. E nem precisa de receita! As medidas, elas já sabem de cor e trazem de gerações.

A habilidade dá rapidamente o formato da rosquinha de nata, a preferida nas feirinhas do município de Santos Dumont, na Zona da Mata Mineira.
Tudo começou há 30 anos. Na época Maria Aparecida Moreira preparava os biscoitos com a ajuda de uma amiga e vendia de porta em porta. O número de biscoiteiras foi aumentando e há 14 anos, elas se uniram e formaram uma associação. Hoje são 18 mulheres e mais de 15 variedades, entre doces e salgados.
Os ingredientes são retirados dos quintais das casas e os homens também ajudam no processo, retiram o leite, pegam os ovos e colhem as frutas. Por mês são mais de 300 quilos de biscoitos.
Antes, os biscoitos eram produzidos nas cozinhas das casas de cada uma das artesãs e o fogão utilizado era à lenha. Hoje, o processo se mantém artesanal, mas a estrutura foi adaptada.
A exigência aconteceu quando a associação começou a vender os produtos para as escolas de Santos Dumont. Todos os quitutes estão presentes nas merendas das escolas da cidade.
O projeto faz parte de uma lei que garante o consumo de uma cota mínima nas merendas escolares de produtos que venham da agricultura familiar.
Rosquinha de Leite
Ingredientes

3 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de leite
200 gramas de margarina
2 colheres rasas de sal amoníaco (fermento)
1 colher rasa de sal comum
Farinha de trigo sem fermento (mais ou menos um quilo)
Modo de Preparo
Primeiro, vá colocando o açúcar, os ovos, a margarina, o leite e o sal comum. Misture tudo até formar um creme. Depois, coloque o sal amoníaco e acrescente a farinha, aos poucos, amassando levemente, até dar consistência para enrolar.
Quando estiver descolando das mãos está no ponto para fazer as tranças. Depois, é só cortar os pedaços da massa e enrolar do tamanho que quiser.
Em seguida, leve ao forno por volta de 15 a 20 minutos, à temperatura de 180°C.
A receita rende dois quilos de rosquinhas.

2 comentários: