MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de maio de 2013

Artesão do ES se inspira na vida de escravos e produz esculturas


Bonecos são feitos de fibra e resina e pessam entre 30 e 60 kg.
Obras serão expostas no Museu Intercontinental África-Brasil.

Michel Bermudes Auer Do G1 ES

Um artesão de Cariacica, na região Metropolitana do Espírito Santo, finalizou neste ano a criação de 34 bonecos de fibra e resina em tamanho natural, baseados na vida de escravos africanos. A arte é uma homenagem à história dos negros que vieram para o Brasil, tão lembrados durante toda a semana, principalmente na última segunda-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura. De acordo com o artesão Jonas da Conceição, as esculturas serão levadas para o Museu Intercontinental África-Brasil, em São Mateus, Norte do estado, ainda em 2013.

Jonas contou que conseguiu fazer as esculturas a partir de uma pintura do século 16, que retrata o sofrimento dos escravos no porão de um navio negreiro. Foram mais de três anos de trabalho para recriar cenas fortes dessa época. Cada boneco pesa de 30 a 60 kg.

O artesão, que nunca estudou Arte ou fez cursos do tipo, orgulha-se das obras finais. "Para poder realizar esse trabalho, é preciso estar interagindo com um pouco da história, porque a arte não é somente você moldar a fibra, a massa, o barro e o ferro, mas entrar na vida do personagem, da obra", explicou Jonas.
Escultura de artista capixaba será exposta no museu intercontinental África-Brasil. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Esculturas de artista capixaba serão expostas no Museu Intercontinental África-Brasil. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário