MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de maio de 2013

Arquiteta ensina como decorar uma mesa especial para o Dia das Mães


Há opções diferenciadas para café da manhã, almoço e jantar.
De acordo com a arquiteta, 'tudo que há em casa pode ser aproveitado'.

Lílian Marques Do G1 BA
Arquiteta ensina como montar uma mesa para o Dia das Mães, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Arquiteta ensina como montar uma mesa com pratos empilhados. Opção é ideal para família com grande número de convidados, como serviço de buffet  (Foto: Lílian Marques/ G1)
Pratos de porcelana ou comuns, taças ou copos, guardanapos de pano ou de papel, talheres requintados ou simples. Tudo isso pode ser usado para montar uma mesa bonita para receber convidados no domingo do Dia das Mães. O G1 buscou dicas com a arquiteta Ana Paula Magalhães, em Salvador, para ensinar como decorar uma mesa tanto para almoço, jantar ou café da manhã em homenagem às mães.
Ana Paula mostrou opções de mesas individuais e "empilhadas", onde os pratos e talheres ficam dispostos à mesa para cada convidado se servir. As dicas, segundo a arquiteta, podem ser aproveitas em qualquer ocasião.
De acordo com Ana Paula, tudo que há em casa pode ser aproveitado, mas é preciso estar atento à harmonia dos objetos dispostos na mesa. "O acervo familiar tem um calor. O que importa é a harmonia, mas que a gente não tenha medo de misturar. A harmonia é detectada pelo olhar", disse.
Para o café da manhã, a dica é simples. A mesa ganha mais charme, com taças, quando posta para um café mais incrementado, como bebidas como champanhe. O primeiro passo é sempre colocar um sousplat ou toalha americana no lugar que será servido o alimento. Caso a mesa seja forrada com toalha, os acessórios podem ser dispensados.
Arquiteta ensina como montar uma mesa para o Dia das Mães, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Para o café da manhã, mesa também pode ser
especial (Foto: Lílian Marques/ G1)
Desjejum
Para o café da manhã básico, Ana Paula indicou a mesa tradicional. Prato, xícara, pires e talheres. O guardanapo de pano deixa o ambiente charmoso, mas ela indica que o de papel também pode ser usado. Nesse caso, ele deve ser colocado embaixo dos talheres ou todos em um porta-guardanapo sobre a mesa.

Outra dica da arquiteta é que se pode misturar à vontade os objetos que serão postos à mesa, mas é preciso respeitar a temática das louças, por exemplo, com os acessórios para que a decoração fique harmoniosa.
Uma das dicas é misturar louças de diferentes estampas em uma combinação ou guardanapos de mais de uma cor. "Misturar dá característica de que não é de loja, de que tem dono. Acho mais bonito quando há contraste. O guardanapo, por exemplo, não é obrigado a usar da mesma cor. O que importa é a harmonia. É bom evitar arranjos altos, para que as pessoas [que estão à mesa] possam visualizar quem está do outro lado", afirmou a arquiteta.
Arquiteta ensina como montar uma mesa para o Dia das Mães, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Mesa com lugares marcados é opção para almoço com poucos convidados (Foto: Lílian Marques/ G1)
Almoço ou jantar
As orientações para montar uma mesa para o almoço ou jantar também são as mesmas do café da manhã. É importante analisar o que vai ser servido tanto para comer, quanto para beber, antes de arrumar a mesa.
Também se usa o sousplat ou a toalha america embaixo dos pratos. Se a toalha de mesa for usada, os outros dois suportes podem ser dispensados.
Quando oferecido aos convidados entrada, salada e prato principal, os pratos devem estar na seguinte ordem: prato para salada, prato para entrada  e prato principal. Os talheres ficam postos na ordem que vão ser usados de fora para dentro, assim como os copos ou taças.
Mesa empilhada
A mesa empilhada é uma opção para quem vai comemorar o Dia das Mães com uma família grande. Ela dá mais praticidade e certo conforto na hora de servir. Nesse caso, tudo (pratos talheres, copos, taças, jarras) que será usado pelos convidados fica em uma só mesa. O charme fica por conta da organização. Os guardanapos de pano dão um toque especial à decoração. Um pequeno arranjo sobre a mesa também dá um "ar" de requinte.
"Não pode faltar a quantidade de pratos para o que vai ser oferecido na mesa. Os copos e taças não precisam ser iguais. Se vai ser servido suco, vinho e whisky, usa-se copo para whisky e suco e taça para vinho, por exemplo. Mas quem não tiver, usa o que tem em casa", indica a arquiteta.
Mesa empilhada decorada para o Dia das Mães, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Mesa empilhada decorada para o Dia das Mães (Foto: Lílian Marques/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário