MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ANARQUIA E VANDALISMO EM UM PAIS SEM LEI

Índios de quatro tribos ocupam prédio da Funasa em Salvador

Eles protestam contra posse de índio na presidência da Sesai na Bahia.
Grupo deve seguir em direção ao Centro Administrativo da Bahia.

Do G1 BA, com infomações da TV Bahia

Protesto índios na Bahia (Foto: Imagem / TV Bahia)Grupo de índios ocupa sede da Funasa em Salvador (Foto: Imagem / TV Bahia)
Um grupo de índios ocupa desde a manhã desta quarta-feira (15) um prédio da Funasa, no bairro da Graça, em Salvador. Eles protestam contra a posse do índio Jerry Matalauê para a presidência da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada à Funasa, na capital baiana.
Segundo os manifestantes, a nomeação foi feita sem a consulta e a aprovação das bases de todas as comunidades indígenas na Bahia. “Nós estamos encaminhando documentos para o ministro para mudar a nomeação ou tomar uma decisão após consultar a base”, disse o cacique Aracatiba, da Aldeia Biriba.
Protesto índios na Bahia 2 (Foto: Imagem / TV Bahia)Protesto índios na Bahia 2 (Foto: Imagem / TV Bahia)
De acordo com ele, os índios não querem indicar ninguém para o cargo, que hoje é ocupado por Nanci Figueiredo. “Eles só querem alguém que se preocupe com o povo e que não tenha ligação com a política”, conforme o Cacique.
Participam do protesto índios ligados às tribos Pataxó-hã-hã-hãe, Pataxó Tupinambá, Trucá e Papararé. Eles prometeram seguir para a sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde desta quarta. Segundo Aracatiba, “para não ter derramamento de sangue, eles só devem desocupar o prédio após decisão do ministro”.
Procurada pelo G1, a assessoria da Sesai, que fica em Brasília, não se pronunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário