MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Alunos de séries diferentes assistem a aulas em uma mesma sala


Na Escola Darcy Ribeiro, em Buriticupu, turma só tem um professor.
Situação é comum na zona rural do município.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Alunos de séries diferentes assistem a aulas juntos na zona rural de Buriticupu. Resultado: prejuízo no aprendizado e trabalho dobrado para os professores.
Na Escola Darcy Ribeiro, que fica no assentamento Pau Ferrado, a 30 km do centro de Buriticupu, a única sala de aula do prédio está precisando de pintura. As mesas usadas pelas crianças estão velhas e algumas quebradas.
Na turma de 23 alunos há estudantes de várias séries e um único professor. “Quando eu estou trabalhando com o pré-escolar, os outros estão pedindo alguma coisa. Quando estou ensinando algo para o quarto ano, os alunos do quinto ano dizem que já sabem o assunto. É a maior dificuldade”, declarou o professor Antônio Rodrigues.
O professor, que dá aulas há sete anos, conta com a ajuda da diretora, mas nem sempre ela pode estar na sala de aula. Quando isso acontece, ele fica sozinho também com a turma do turno vespertino. “É a mesma situação de tarde, todos misturados, 5º, 6º, 7º e 8º ano juntos”, disse.
Na zona rural de Buruticupu tem mais de 40 assentamentos. Em cada um deles funciona uma escola, mas a maioria das escolas tem somente uma sala de aula. Isso quer dizer que juntar alunos de várias séries em uma única sala não é exclusividade da escola Darcy Ribeiro.
A pequena Gisele Novais, de 6 anos, é umas das alunas que tem o aprendizado comprometido por conta da falta de infraestrutura das escolas e do método adotado. Ela e metade da turma não sabem ler. “Sei pintar, sei cobrir as letras, mas não sei ler”, disse a menina.
A reportagem tentou falar com a secretária de educação de Buriticupu, Maria José Silva, mas foi informada que ela não estava na cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário