MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de maio de 2013

Agricultores do Paraná podem usar alerta de geadas para evitar perdas


Serviço do Simepar e do Iapar funcionará até setembro no estado.
Produtores recebem alertas por e-mail ou mensagens no celular.

Do G1 PR

De acordo com o Instituto Meteorológico (Simepar), a temperatura mínima registrada em Toledo foi de 5ºC (Foto: Nelson Bassani)Alertas começam a ser enviados 48h antes do
início do fenômeno (Foto: Nelson Bassani)
O Instituto Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) reativaram o serviço de alerta para a formação de geadas no estado. A ferramenta, que pode ser acessada pela internet ou pelo telefone auxilia agricultores a evitar perdas de lavouras devido ao gelo que pode se formar sobre as plantações.
No serviço, os agricultores são avisados com até 48 horas de antecedência sobre a possibilidade da geada. Se as condições se confirmarem, 24 horas antes de começar o fenômeno meteorológico, os produtores são novamente alertados. O tempo é suficiente para que sejam feitas as adequações necessárias nas lavouras, para evitar a perda das plantações.
Segundo o Iapar, os produtores de café são os que mais precisam se precaver dos efeitos da geada, já que as plantações necessitam de cuidados especiais, como cobrir as plantas com menos de seis meses de idade. Outros setores da agricultura também podem se beneficiar com o serviço.
Para acessar o alerta de geadas, basta entrar na página do Iapar. No link específico, é preciso preencher um breve cadastro, onde é possível cadastrar um e-mail ou número de celular, que vai receber os alertas enviados pelo sistema. Já a consulta por telefone pode ser feita pelo número (43) 3391-4500. O serviço continuará disponível até setembro, quando termina o período mais frio no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário