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domingo, 7 de abril de 2013

Veja dicas para quem quer malhar de 'graça' e de maneira eficiente


Personal Trainer ensina alguns alongamentos para evitar lesões.
"Quem está acima do peso não deve correr", diz professora.

Fabiana De Mutiis Do G1 AL

pessoal correndo na olra de Maceió (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Pessoal corre, caminha, pedala e patina na orla de Maceió. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
Quem vive em cidades litorâneas tem uma inspiração e tanto para se exercitar. Nada como praticar exercícios físicos sentindo a brisa do mar. Na orla de Maceió a qualquer hora do dia ou da noite tem gente correndo, andando ou pedalando. Ultimamente também tem a turma do patins e do skate. Dependendo do horário, há uma disputa por espaço no calçadão. Todos querendo perder uns quilos ou só querendo manter a forma.
Muitas pessoas malham na orla por opção, por não gostar de ambientes fechados como academia, mas outras é por falta de dinheiro ou de tempo. Seja qual for o motivo é preciso alguns cuidados ao se exercitar sem orientação de um profissional.
O G1 convidou a personal trainer Thayse Suica, para dar uma volta na orla e saber se o pessoal está fazendo tudo da forma correta.
Dicas de alongamento (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)É preciso ficar de 15 a 20 segundos em cada posição de alongamento. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
O resultado é que muita gente se esquece de alongar depois do exercício físico. O engenheiro civil Rogério Melo tinha acabdo de chegar na orla e estava fazendo o alongamento antes de partir para a corrida. Até aí tudo certo. Mas quando a personal perguntou se ele alongava depois de correr, a resposta foi negativa.

"O ideal é você fazer uma caminhada leve de 5 a 10 minutos para aquecer o copo e depois alongar. Após a caminhada, corrida ou seja lá qual for o exercício físico é importante se alongar sempre. Isso evita lesões e aquelas dores no corpo", diz Thayse.
As amigas Luzinete Ferreira, 60, e Simone Amorim, 61, sempre caminham pela orla. "Eu venho porque preciso perder peso, mas a Luzinete é só para manter a forma", brinca Simone. As duas também não se alongam depois de caminhar e ouviram atentamente as dicas da Thayse. "Vamos seguir as recomendações de agora em diante", diz Luzinete.
pessoal correndo na olra de Maceió (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Adeptos de corrida e caminhada devem usar tênis e
roupas adequadas. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
Corrida
A personal trainer Karina Guimarães treina muitas pessoas que querem correr e ela dá dicas valiosas. Ela diz que aquecer antes de qualquer exercício é fundamental. O tênis adequado para corridas também é importante, segundo Karina não dá para correr ou caminhar com qualquer calçado.

É importante também vestir roupas leves, não esquecer de se hidratar tomando água ou água de coco e nunca praticar exercício de estômago vazio.
Karina ainda dá um alerta. "Todos deveriam fazer um eletrocardiograma antes de iniciar a prática da corrida. Isso vale para todas as idades, tem muitos jovens com cardiopatias e que nem imaginam", explica.
Outro fator importante é o sobrepeso. A personal diz que quem está acima do peso não deve correr porque pode prejudicar as articulações, principalmente os joelhos. "O ideal é a pessoa perder um pouco de peso com outros exercícios e só depois partir para a corrida", afirma.

ciclistas na orla (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Muitos ciclistas não usam equipamentos de
segurança. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
Bicicleta
Pedalar não requer muita prática nem habilidade. É um ótimo exercício para queimar calorias, mas é preciso alguns cuidados.
A personal Thayse explica que é recomendado sempre usar capacete e luvas para proteção em caso de queda.

A principal dica para quem gosta das "magrelas" é observar se o banco está  na altura do quadril e lembrar de sempre contrair o abdômem e manter a coluna reta. Com esses "toques" é só sair pedalando por aí.

Patins
A sensação do momento atrai cada vez mais jovens. Thayse, que também partica o esporte, diz que patinar é excelente para tornear os músculos inferiores e também para fortalecer o abdômem. Ela diz ainda que dá para perder muitas calorias.
"Você também trabalha muito o equílibrio e o cardiorespiratório. Mas é sempre bom usar os equipamentos de segurança, porque cair é bem fácil", diz.

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