MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vilhena, RO, possui maior índice de produção leiteira do estado, diz Idaron


Levantamento foi realizado em 2012 nas propriedades rurais.
Pequenos produtores são maioria, de acordo com dados da Idaron.

Do G1 RO

'Maiada' pariu bezerros trigêmeos  (Foto: Magda Oliveira/G1)Maioria dos produtores são de pequenas
propriedades rurais (Foto: Magda Oliveira/G1)
O município de Vilhena (RO) é o que possui maior índice de produção leiteira de Rondônia com  5,44 litros de leite por vaca ao dia, segundo levantamento feito Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A pecuária faz circular por ano cerca de R$ 500 milhões, de acordo com o órgão. A produção de leite no estado ocorre principalmente nas pequenas propriedades, são mais de 41 mil que produzem uma média de 13,4 vacas em lactação por propriedade, ou seja, cerca de 70 milhões de litros por mês.
Depois de Vilhena, os municípios com melhor índice são: Alto Alegre dos Parecis e Itapuã do Oeste em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Com base no levantamento, será feito um reforço das ações para proteger o pequeno produtor. Segundo a Idaron, a agricultura familiar envolve aspectos sociais, assim como garantia de proteção aos produtos vendidos no mercado, para evitar prejuízos.
Edson Antônio Gregório, pecuarista leiteiro vilhenense, produz diariamente com 11 vacas, em média 200 litros de leite. “Vendo 75% do produto por conta própria, distribuindo o leite pela cidade. Os outros 25% são vendidos para um laticínio”, diz o produtor que faz parte do Programa Balde Cheio, com foco no aumento da produção em propriedades familiares.
Mais da metade das propriedades rurais do estado respondem pela sustentação econômica básica de 34,3 mil famílias ligadas à agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário