MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Via de acesso à região atingida por chuva é interditada em Petrópolis


Queda de barreiras bloqueia principal acesso ao bairro Alto Independência.
Temporal deixou 17 mortos, 18 pessoas feridas e 560 desalojadas.

Tássia Thum Do G1 Rio

Estrada principal de acesso ao bairro Alto Independência, em Petrópolis, está interditada devido à queda de barreiras (Foto: Tássia Thum / G1)Estrada principal de acesso ao bairro Alto Independência, em Petrópolis, está interditada devido à queda de barreiras (Foto: Tássia Thum / G1)
A estrada principal de acesso ao bairro Alto Independência, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está interditada devido à queda de barreiras, que obstruíram a pista e impedem a passagem de carros e pedestres.
Na manhã desta terça-feira (19), máquinas, como escavadeiras e retroescavadeiras retiravam a lama para tentar abrir o tráfego na Estrada da Independência para os moradores. O local foi um dos mais afetados pelo forte temporal que caiu na cidade no domingo (17) e na segunda-feira (18).
Chuva fina que cai deixa a terra ainda mais úmida e, segundo os técnicos, ainda há risco de novos deslizamentos. (Foto: Tássia Thum / G1)Chuva fina que cai deixa a terra ainda mais úmida e, segundo os técnicos, ainda há risco de novos deslizamentos. (Foto: Tássia Thum / G1)

O acesso ao bairo Alto Independência é feito pela Estrada do Taquara, onde o trânsito está em meia-pista em alguns trechos, por causa de queda de barreiras. Bombeiros retomaram as buscas por desaparecidos no bairro nesta manhã. A chuva fina que cai deixa a terra ainda mais úmida e, segundo os técnicos, ainda há risco de novos deslizamentos. O temporal deixou 17 mortos na cidade, além de 18 pessoas feridas e 560 desalojadas e desabrigadas.
Por volta das 6h desta terça, os bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos nos pontos mais críticos atingidos pelo temporal. Durante a madrugada, 18 sirenes tiveram que ser tocadas nas comunidades apenas por questão de alerta. Durante as 24 horas anteriores de chuva, o  índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido pelo temporal, chegou a 428 milímetros, quase o dobro do esperado para o mês inteiro.
Segundo as equipes de salvamento, as regiões mais atingidas foram os bairros do Quitandinha e Independência, que tiveram quatro e três mortes confirmadas, respectivamente. "Desde o início da operação, fizemos 37 ações de busca e resgate, resgatamos 39 feridos e, lamentavelmente, na noite de ontem, computamos a décima sétima vítima fatal", informou o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões.
Na segunda-feira (18), a presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de medidas "um pouco mais drásticas" para retirar pessoas que se recusam a sair de áreas com risco de desastres. Em Roma, onde participará da missa inaugural do pontificado do Papa Francisco, Dilma negou problemas na prevenção, em referência aos alertas emitidos pela Defesa Civil para evacuar as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário