MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Soja conquista espaço do arroz na Campanha Gaúcha


Muitos produtores da região decidiram ampliar cultivo da soja.
Principal motivo para aumento de área é preço do grão.

Do Globo Rural
Um imenso tapete verde se estende pelas áreas de várzea na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. O arroz, cultura que melhor se adapta a este tipo de ambiente, vem dando lugar para a soja e as plantações ocupam até as margens das rodovias.
Em 2006, o agricultor Ivan Zangrande, que veio de Erechim, no norte do estado, resolveu investir na produção de soja em Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Ele espera colher cerca de 2,1 mil toneladas nesta safra em 700 hectares, 10 sacas a mais por hectare em relação ao ano passado.
Como o cultivo do grão está cada vez mais rentável, o Ivan pretende ampliar os investimentos.
A grande oferta de áreas para plantar e a valorização do preço do grão são alguns motivos que estão atraindo produtores de outros municípios para a região da Campanha.
Segundo a Emater, em Santana do Livramento, a área de soja passou de 12 mil para 25 mil hectares. Nesta estimativa também estão os produtores que optaram pelo plantio da soja para fazer a rotação de cultura nas lavouras de arroz.
Ricardo Soncini é um desses agricultores. Este ano, ele plantou 140 hectares de arroz e 400 de soja, mas para a próxima safra, ele pensa em aumentar a área de soja por causa da rentabilidade. "O preço praticado nos últimos dois anos está muito bom, além da rotatividade que ajuda a limpar a terra”, diz.
De acordo com a Conab, a área ocupada com soja cresceu 10% em todo o Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário