MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Simpósio sobre café e agronegócio é realizado até a quarta-feira (13) na BA


Evento é realizado no Centro de Convenções do Othon Palace, em Salvador.
Nesta edição o simpósio abordará os efeitos benéficos da bebida na saúde.

Do G1 BA

O paranaense Felipe Oliveira representará o Brasil na etapa mundial do concurso de barista (Foto: Daniel Babinski/Divulgação)Simpósio oferece curso de barista.
(Foto: Daniel Babinski/Divulgação)
Começa nesta segunda-feira (11) e segue até a quarta-feira (13), em Salvador, o AgroCafé 2013, simpósio nacional sobre o café. O evento é realizado no Centro de Convenções do Othon Palace e de acordo com a produção, cerca de mil pessoas devem participar das discussões sobre a cadeia do agronegócio.
Nesta edição o simpósio abordará os efeitos benéficos da bebida na saúde humana. O seminário "Café. Um estímulo para a vida" conta com a participação do diretor da Unidade Coronariana do Instituto do Coração - InCor, Luís Antônio Machado César, a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adriana Farah, e o cardiologista baiano Maurício Nunes.

Na abertura do evento que acontece às 11h desta segunda-feira, estarão presente o governador do estado, Jaques Wagner e o prefeito de Salvador ACM Neto.
"A presença do governador do Estado e do prefeito de Salvador diz muito sobre a importância do Agrocafé, como um evento de negócios e difusão de conhecimento consolidado, que há 14 anos abre o calendário nacional de acontecimentos ligados ao café. Revela também a atenção dos gestores públicos ao agronegócio. O café é uma das atividades agrícolas que mais gera empregos no campo e faz parte da vida do brasileiro, com grande relevância econômica e histórica para o nosso País", afirma o presidente da Assocafé, João Lopes Araújo. "Acredito que esta será uma edição histórica do Simpósio", conclui Araújo.
O produtor e exportador Luca Allegro afirma que os tipos de café que são consumidos no Brasil vêm mudando. "Hoje você já encontra os chamados cafés gourmets, que são aqueles tipo exportação, vendidos aqui no mercado interno", esclarece Allegra.
Moginaos não deixam de tomar café (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Simpósio acontece até a quarta-feira, em Salvador (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
O público poderá se inscrever em cursos promovidos, como o Planejamento e gestão da fazenda de Café,  Manejo da Irrigação visando a garantia da produção, Renovação das lavouras de conilon, Cafeicultura Orgânica, Classificação e Degustação de Café, Barista, Técnica de Preparo de Café Cereja Descascado, Produção de Café com Sustentabilidade  e Plantio a Pós- Colheita. Mais informações sobre os cursos, aqui.
A barista Juli Allegro dá uma dica importante na hora de fazer um café especial.  "A primeira dica é que água não deve ser fervida e deve ser água mineral ou filtrada". Para os dias quentes,  como alternativa, a especialista dá como sugestão um drink de café que leva sorvete e chantilly.

Confira a receita de Drink Afogatto, de Juli Allegra:
Cacau orgânico
Calda de chocolate
2 Bolas de sorvete de creme
1 Dose de café expresso ou café concentrado
Chantilly

Nenhum comentário:

Postar um comentário