MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Série de TV sobre drogas gera boom de turismo em cidade dos EUA



Fãs de 'Breaking Bad' vão até Albuquerque para conhecer locações.
Moradores criam balas e outros souvenirs que imitam metanfetamina.

Russell Contreras Da Associated Press, em Albuquerque

Debbie Ball, dona de uma confeitaria em Albuquerque, mostra suas “balas de metanfetamina”, que imitam o cristal da droga. (Foto: Russell Contreras/AP Photo)Cena da série mostra o ator Bryan Cranston interpretando o personagem Walter White em uma lanchonete de Albuquerque (Foto: AMC/AP Photo)
A popularidade do seriado americano “Breaking Bad” está mudando a vida da cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos.
Filmado nessa cidade do estado do Novo México, o programa, que conta a história de um professor de química que vira traficante de metanfetamina, está gerando um inesperado aumento do número de visitantes, que vão até lá para conhecer as locações da série.
Muitos dos locais eram desconhecidos antes de servirem de cenário para a produção. Entre eles, uma rede de fast-food mexicano que é retratada como centro de comando do esquema do tráfico, a casa do personagem principal, Walter White (interpretado pelo ator Bryan Cranston), o lava-jato usado por White para lavar dinheiro e um hotel usado por viciados.
Debbie Ball, dona de uma confeitaria em Albuquerque, mostra suas “balas de metanfetamina”, que imitam o cristal da droga. (Foto: Russell Contreras/AP Photo)Debbie Ball, dona de uma confeitaria em
Albuquerque, mostra suas “balas de metanfetamina”
(Foto: Russell Contreras/AP Photo)
Não demoraram a surgir produtos temáticos na cidade. A confeitaria “The Candy Lady” passou a vender balas azuis que lembram cristais de metanfetamina. Outra loja de doces, chamada Rebel Donut, tem entre as suas especialidades os donuts "Blue Sky", decorados com balas que também parecem a droga.
O salão de beleza Great Face & Body desenvolveu recentemente uma linha de sais de banho azuis chamada "Bathing Bad", também inspirada no produto.
Uma moradora criou um tour de limusine com um motorista vestido de Walter White, e outra empresa de turismo viu se esgotarem em 2012 todos os seus passeios temáticos sobre a série, que custavam US$ 60.
A loja de artesanato Masks y Mas vende como nunca as estátuas de La Santa Muerte — a santa mexicana que tem vários traficantes entre os devotos. Foi essa loja ue forneceu as esculturas para uma cena da terceira temporada de "Breaking Bad" e, desde então, as vendas aumentaram como nunca, afirma o dono.
Dilema
Outros programas populares na década passada, como "Sex and the City" e "A Família Soprano", fizeram crescer o interesse em relação às cidades onde foram filmados, mas Albuquerque vive uma situação única. As autoridades de turismo locais enfrentam o dilema de explorar a fama trazida por um programa que aborda o mundo do tráfico de drogas, do vício e do crime.
Autoridades do turismo e empresários afirmam que estão andando na corda bamba para não promover o lado "negro" do seriado.  
Mas, para Tania Armenta, vice-presidente do escritório de turismo de Albuquerque, essa popularidade traz mais benefícios. "Aumentou a nossa visibilidade”, disse. "As pessoas ficaram curiosas pelos cenários que viram na série”.
O órgão criou até um site que ajuda os turistas a encontrarem os lugares mais populares do programa.
Há também os que afirmam que a série não glorifica as drogas, mas pelo contrário: educa sobre os seus perigos.
No geral, orgulho de que a série se passe na cidade e o dinheiro que ela trouxe parecem pesar mais na balança.
Estátuas de La Santa Muerte são vendidas em uma loja de Albuquerque (Foto: Russell Contreras/AP Photo)Estátuas de La Santa Muerte são vendidas em uma loja de Albuquerque (Foto: Russell Contreras/AP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário