MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de março de 2013

Santa Catarina terá 1,6 milhão de doses de vacina contra a gripe


Doentes crônicos entraram no grupo prioritário; são 400 mil doses a mais.
Período de vacinação será a partir do dia 15 de abril no estado.

Do G1 SC com informações da RBS TV

Categoria Doenças
Doença respiratória crônica Asma(moderada ou grave), DPOC, Bronquioectasia, Fibrose cística, Doenças Intersticiais do pulmão, Displasia broncopulmonar, Hipertensão arterial pulmonar, crianças com  doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônica Doença cardíaca crônica, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca
Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4,5, Síndrome nefrótica, paciente em diálise
Doença hepática crônica Atresia biliar, hepatites crônicas, cirrose
Doença neurológica crônica Doenças degenerativas do sistema nervoso ou muscular, AVC, paralisia cerebral
Diabetes Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos
Transplantados Órgãos sólidos e medula óssea
Santa Catarina vai receber cerca de 400 mil doses extras de vacina contra a gripe. Serão 1,6 milhão de doses somente para o estado. Além disso, pessoas que possuem doenças crônicas foram incluídas no grupo prioritário e também receberão doses da vacina, assim como profissionais da saúde, crianças de até dois anos, maiores de 60 anos, gestantes, indígenas e detentos. O período de vacinação será a partir do dia 15 de abril.
Em 2012 foram 1,2 milhão de doses. O reforço será para os doentes crônicos, que em 2012 representaram 85% dos óbitos. Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Fabio Gaudenzi, o grupo possui a imunidade baixa e por isso foi incluído. "Não podemos bloquear completamente o vírus, então, o objetivo é proteger quem é mais frágil", explica Gaudenzi.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é iniciar a campanha na segunda quinzena de abril, já que são necessários entre 15 e 20 dias para o organismo ficar imunizado. "O objetivo é que todos os vacinados já estejam protegidos a partir de maio, quando as temperaturas começam a baixar", explicou Gaudenzi.
 Ainda sedundo o diretor da Dive, os pacientes que já são matriculados no SUS e que estão na lista de doenças crônicas devem se dirigir ao Posto de Saúde mais próximo para serem vacinados. Os que não estão cadastrados no SUS podem solicitar ao médico particular uma prescrição indicando a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário