MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Romeiros percorrem 100 km de Alfredo Chaves ao Convento no ES


Foi a 13ª Romaria de São José do Quarto Território.
Jovem que recebeu milagre participa da romaria todos os anos.

Daniela Carla Do G1 ES

Cerca de 100 romeiros saíram de São José do Quatro Território, distrito de Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo, na noite de sexta-feira (1) e caminharam até o Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. O grupo chegou ao convento na manhã deste domingo (3) e participou da missa das 9h. Há 13 anos, os moradores de São José do Quarto território fazem a romaria.
São aproximadamente 100 quilômetros de caminhada, a maior parte dela na chuva e no escuro. Em um trecho perigoso da BR-101, os fiéis tiveram que passar de ônibus, a pedido da polícia, para garantir a segurança dos romeiros.
A tradição da Romaria de São José do Quarto Território começou quando um morador do distrito fez uma promessa a Nossa Senhora da Penha. O filho dele estava doente e, se fosse curado, ele prometeu seguir de Alfredo Chaves até o Convento da Penha. O menino sarou, mas o lavrador não pagou a promessa sozinho. "Nós aderimos à idéia e graças a Deus tivemos a felicidade de fazer uma boa caminhada. Então nos empenhamos e estamos fazendo pela 13ª vez sem falhar nenhum ano", conta Irineu Ramos Vidal, um dos organizadores.
Renan Magnago tinha nove anos de idade quando o pai dele fez a promessa. Há quatro anos, o pai de Renan falaeceu, mas ele continua firme na tradição. "Pela memória dele vou continuar. Ele foi um guerreiro e da onde ele parou eu vou continuar", afirma.
Os romeiros foram recebidos no Convento da Penha pelo Frei Valdecir, neste domingo. Após a missa, eles voltaram para Alfredo Chaves, onde também receberam uma bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário