MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Relatório sobre 'VatiLeaks' está à disposição do Papa, diz Vaticano


Francisco não deve ter tido tempo de analisá-lo, segundo porta-voz.
Documento gerou polêmica durante o conclave que elegeu Francisco.

Da EFE

O relatório sobre o escândalo do vazamento de documentos oficiais do Vaticano, o chamado VatiLeaks, já está à disposição do Papa Francisco, confirmou nesta segunda-feira (18) o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Lombardi, no entanto, acredita que o Papa ainda não teve tempo de analisá-lo.
"É certo que está à disposição do Papa, mas com tantas coisas que tem fazer nestes dias, não acho que tenha tido tempo de analisá-lo", disse.
Lombardi acrescentou que ficaria surpreso se o Papa Francisco tivesse dedicado estes primeiros dias de pontificado à leitura do relatório.
O hoje Papa Emérito Bento XVI criou no ano passado uma comissão formada por três cardeais - o espanhol Julián Herranz, de 82 anos, ex-presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos; Jozef Tomko, eslovaco, prefeito regional emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, de 88 anos; Salvatore de Giorgi, ex-arcebispo de Palermo, de 82 anos - para que averiguassem o caso do vazamento e da publicação de documentos reservados do Papa e do Vaticano.
Por conta d esse caso, o ex-mordomo de Bento XVI, Paolo Gabriele, foi detido, condenado e depois perdoado pelo pontífice.
Os cardeais interrogaram 30 pessoas e toda a documentação foi entregue em dezembro a Bento XVI, que decidiu repassá-la a seu sucessor.
Desta maneira, segundo fontes vaticanas, a documentação não foi arquivada, como é habitual após a morte ou renúncia de um Papa, quando todo o material do pontificado é guardado para estudo e não é publicado durante anos.
Lombardi não descartou que durante as congregações preparatórias do conclave no qual o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito, os três cardeais que são responsáveis pela investigação informaram sobre o tema para outros purpurados.
"Eles saberão em que medida poderão e deverão dar informações às pessoas que pedirem", ressaltou o porta-voz.
O cardeal peruano Juan Luis Cipriani disse à agência Efe que, durante as reuniões prévias ao conclave, receberam "poucas" informações sobre o VatiLeaks, apesar de terem pedido.
Cipriani reconheceu que os cardeais conhecem sobre o relatório "um pouquinho a mais" do que foi publicado na imprensa, "mas não o suficiente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário