MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de março de 2013

Região Serrana do RJ mais uma vez é castigada pela chuva


Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo foram atingidos.
Famílias da zona rural estão isoladas e as estradas em condições precárias.

Do Globo Rural

A Região Serrana de Campos dos Goytacazes é a mais afetada pela cheia do Rio Mocotó. Em algumas propriedades, a vegetação começa a desaparecer com o acúmulo de água.
Na principal estrada, carros passam com dificuldade, o terreno virou um atoleiro.
No trecho mais crítico da estrada, o trabalho de reconstrução realizado pela prefeitura depois de um temporal foi por água abaixo. Até um desvio improvisado sumiu com a enxurrada e 25 famílias não têm como sair de casa.
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, o número de mortes por causa dos deslizamentos de terra subiu para 27. Na zona rural de Nova Friburgo, os agricultores tentam salvar o que sobrou das lavouras.
Depois que a água baixou foi possível ter noção dos estragos. Jonas Shwenk tem dois hectares plantados com hortaliças e estima uma perda de 50% na produção, o que representa um prejuízo de R$ 12 mil.
Nova Friburgo é um dos maiores produtores de hortaliças da Região Serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, ao todo, nove localidades da zona rural tiveram perdas agrícolas por causa da chuva e cerca de 200 produtores tiveram prejuízo no campo.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, houve uma perda de aproximadamente 200 toneladas de produtos agrícolas.
A prefeitura e a Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro, já providenciam ajuda aos produtores prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário