MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Praia ao sul de Lima é área de lazer 'das massas'


Agua Dulce chega a atrair 40 mil pessoas num dia de verão.
Fotografia sobre cavalo e pão com salsicha são algumas das atrações.

Da AP

Até 40 mil pessoas frequentam Agua Dulce num dia de verão (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)Esta foto de janeiro mostra a lotação que pode atingir Agua Dulce: até 40 mil pessoas frequentam a praia num dia de verão (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Enquanto a elite da capital peruana gosta de passar seus fins de semana em condomínios protegidos, boa parte da classe mais popular de Lima frequenta a praia municipal de Agua Dulce, com sua areia cinza-amarronzada e ondas serenas.
O acesso à praia é gratuito - o único custo para o visitante são os cerca de R$ 4 da viagem de ida e volta de ônibus. Agua Dulce está a cerca de 20 quilômetros ao sul do centro da cidade.
“Tem domingo que fica lotado demais”, diz Carlos Vergara, fotógrafo que trabalha na praia há 50 anos.
Juan Pacheco, historiador de Lima, conta que até meados do século 20, os trabalhadores não tinham dinheiro para ir à praia. Mas a contrução de estradas permitiu que as classes pobres tivessem melhor acesso, o que fez com que os ricos buscassem áreas mais exclusivas.
Em alguns fins de semana do verão, até 40 mil pessoas por dia visitam a faixa de areia de um quilômetro de extensão de Agua Dulce. Muitos vêm em grupos de 20 ou 30 pessoas, e trazem potes de frango e arroz para se alimentar.
Também chegam moradores de comunidades nos Andes, que veem o mar pela primeira vez. “Pensei que o oceno era azul, mas é cinza”, disse Dolores Silva, de 72 anos, sorrindo enquanto ajeita um pano marrom que trouxe de casa, no estado interiorano de Apurimac.
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)Adela Cabrera, de 19 anos, posa para foto à beira-mar. (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)A foto com a família à frente de um cenário exótico custa menos de R$ 4 em Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)Mulher instalou banheira plástica para se refrescar em Agua Dulce, em janeiro (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)O pão com salsicha, vendido em Agua Dulce,  é conhecido como 'caramandunga'  (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)Crianças se abrigam sob guarda-sol quebrado (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
Praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)Yuseth Vazquez refresca-se na parte rasa da praia de Agua Dulce (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário