MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Penitentes de Juazeiro realizam tradição secular na Bahia


Vestidos de branco, fiéis saem pelas ruas cantando e rezando pelos mortos.
Uma das saídas aconteceu na noite da segunda-feira (18), na Bahia.

Do G1 BA

Centenas de turistas, peregrinos e estudiosos acompanham entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, a tradição dos Penitentes de Juazeiro, que é realizada três vezes por semana onde os fiéis vestidos de branco, saem pelas ruas cantando e rezando pelos mortos.

Uma das saídas aconteceu na noite da segunda-feira (18), na cidade de Juazeiro, localizada a 502 km de Salvador.
A tradição permite a participação de homens, mulheres e crianças. Conhecidos como “Alimentadores de Alma” se dedicam a tradição da penitência durante o período da Quaresma. À frente do grupo está  Nonato de Souza, que leva a cruz e guia o cortejo. “É importante para nós e especial para mim”, afirma. O grupo reproduz as “Sete Estações”, caminhada de Cristo ao calvário.
Ao chegar ao cemitério da cidade eles rezam pelos que já se foram. O penitente José Geraldo, que participa da cerimônia há mais de 25 anos, diz que a caminhada é uma renovação. “Eu faço isso com muita satisfação, muita fé, muita perseverança e o que eu espero do Senhor Jesus é a salvação das almas e a nossa salvação também”, revela.
A tradição é acompanhada por muitos moradores da cidade, que torcem pela permanência da manifestação cultural, que segue esperando o reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
penitentes de juazeiro (Foto: Elias Mascarenhas / Secult)Manifestação cultural aguarda reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Bahia (Foto: Elias Mascarenhas / Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário